Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Zona da Veiga de Penso terá “enormes benefícios” com lar de idosos
Brigada Verde de Abação e Gémeos defende ambiente

Zona da Veiga de Penso terá “enormes benefícios” com lar de idosos

Lagoas de Ponte de Lima somam 19 anos de existência

Zona da Veiga de Penso terá “enormes benefícios” com lar de idosos

Braga

2019-11-18 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Primeira pedra do lar de idosos de Lamas foi ontem lançada, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga. Ricardo Rio acredita que novo equipamento vai trazer “dinamizar toda a comunidade”.

Depois de quase uma década de “contratempos e sobressaltos”, a construção do lar de idosos de Lamas vai ser “finalmente” uma realidade. “Este novo equipamento vai trazer enormes benefícios e dinamizar toda a comunidade, criando postos de trabalho e novas dinâmicas”, sublinhou ontem o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, momentos antes do lançamento da primeira pedra do edifício, assegurando que “é assim que as freguesias crescem e se consegue, passo a passo, criar um plano de desenvolvimento local”.
Ricardo Rio, que falava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra do lar de idosos, começou por sublinhar o facto da zona da Veiga de Penso ser das zonas “em que existe mais qualidade vida do concelho”, garantindo que o Município de Braga quer “continuar a contribuir para que assim continue a ser”.

Depois de quase uma década de espera, o lar de idosos de Lamas “vai avançar a toda a velocidade”, referiu Ricardo Rio, esperando daqui a um ano estar a inaugurar este “belíssimo edifício”. O presidente enalteceu ainda o esforço de todos, desde o momento em que a Junta de Freguesia de Lamas adquiriu o terreno. “Para as gerações vindouras vai ser uma mais-valia e não podíamos deixar de estar aqui e apoiar esta obra”, confidenciou.
O lar de idosos, que vai nascer junto à Piscina Municipal de Lamas, vai ter capacidade para 39 utentes, distribuídos por seis quartos individuais, 15 duplos e um triplo, todos servidos de casa de banho privada, uma cozinha, que servirá não só para o lar, como também terá como objectivo “fornecer refeições ao jardim de infância e a outras entidades que queiram estabelecer protocolos, como ainda serviços de apoio domiciliário e centros de dia”, explicou o presidente de junta de Lamas, João Alves.

O financiamento para este projecto, que ronda um milhão de euros, “só foi possível graças a um investidor privado que se ofereceu para construir o edifício”, por isso, ontem foi “um dia muito feliz” para a freguesia.
Também o actual presidente da Assembleia de Freguesia, Francisco Oliveira, destacou o “longo percurso” deste processo iniciado ainda quando era presidente de junta de freguesia. “A zona da Veiga de Penso está muito carente deste tipo de valências e este é um objectivo e desejo que todos os autarcas tinham”, referiu o anterior presidente de junta, lançando um desafio ao Município de Braga: “é necessário que, a médio ou longo prazo, se consiga concretizar o plano de desenvolvimento local para conjuntos de freguesias, porque as freguesias merecem uma atenção muito especial”.

Seguiu-se um ‘magusto’, o primeiro a ser organizado pela junta de freguesia, todos acreditam que “a moda vai pegar”. A população aceitou o convite e no final do lançamento da primeira pedra participou no convívio, onde não faltaram castanhas assadas.
Entre os muitos populares, que não faltaram ao “dia histórico” para a terra, o Correio do Minho falou com José Rodrigues e José António Ferreira. Os dois moradores de Lamas aplaudiram a iniciativa e o convívio. “Gostamos de participar em todas as actividades”, confessaram aqueles habitantes.
Também Sílvia Ferreira elogiou a iniciativa da Junta de Freguesia de Lamas. “Esta é uma forma das pessoas confraternizarem e saírem de casa”, defendeu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.