Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Zet Gallery leva arte ucraniaca a Guimarães
Associação de Moradores quer criar Escola de Magia

Zet Gallery leva arte ucraniaca a Guimarães

“Acho que Braga se pode orgulhar desta publicação”

Zet Gallery leva arte ucraniaca a Guimarães

Vale do Ave

2023-03-23 às 14h25

Redacção Redacção

'Other Impressions' é a segunda parte de um trabalho que reflecte uma fuga forçada.

Citação

As artistas ucranianas Evgenia Antonova, Hanna Kyselova, Oleksandra Skliarenko e Margaryta Alfierova, que a Zet Gallery acolheu no primeiro semestre de 2022 em residência artística, apresentam amanhã, dia 24 de Março, em Guimarães a 'Other Impressions', exposição que estará patente na Galeria do Garagem Avenida/Teatro Jordão, até dia 2 de Abril.

A informação, revelada hoje pela Zet Gallery, adianta que as 4 artistas apresentam uma segunda visão sobre a fase das suas vidas com um conjunto de trabalhos – fotografia, pintura, escultura – que reflectem uma visão demorada e refletida, mais livre, mas também mais saudosa, da sua arte marcada por uma viagem forçada e que lhes tirou o chão.

Recorde-se que o dstgroup, através da zet gallery, atribui às artistas bolsas de residências artísticas, que contemplam alojamento, atelier, recursos para a produção de obras e uma bolsa de €1.000 mensais. “Quisemos assegurar que dávamos a estas artistas não só um espaço para elas e para as suas famílias habitarem, mas também a oportunidade de um trabalho digno nas suas áreas criativas, nomeadamente a possibilidade de exporem e de venderem a sua arte, vendo reconhecido o produto do seu labor”, destaca José Teixeira, presidente do dstgroup.

Em setembro de 2022, as artistas já tinham apresentado as suas primeiras peças criadas em Portugal, na exposição 'First Impressions', que esteve patente 60 dias na Zet Gallery, em Braga. “Os trabalhos são surpreendentes e esta é uma exposição a não perder por toda a carga emocional que representam e reflectem destas quatro talentosas mulheres que largaram tudo no seu país devastado pela guerra e continuaram à procura da esperança e da vitória”, sublinha Helena Mendes Pereira, directora da zet gallery.

A exposição acompanha a organização do ENED - Encontro Nacional de Estudantes de Design.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho