Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Mais de cinco mil participantes no XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro obrigam a apuramentos por municípios
Mercadona investe 5 ME por ano em máscaras para a sua equipa

Mais de cinco mil participantes no XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro obrigam a apuramentos por municípios

Carvalhal: “se pensava ter mais pontos nesta altura? pensava...”

Mais de cinco mil participantes no XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro obrigam a apuramentos por municípios

Braga

2021-04-12 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro - Centurium volta a realizar-se em formato online. Dado o número de municípios, escolas e alunos envolvidos, o torneio terá fase de apuramento municipal e a final realiza-se entre 7 a 10 de Julho.

A final do XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro - Centurium realiza-se de 7 a 9 de Julho para as escolas e no dia 10 de Julho para as famílias. Com o replicar do “bom exemplo” de Braga, este ano o torneio chega também a Gondomar, a Vila Real e ao Porto. “O torneio volta a realizar-se em formato on-line e como são mais de cinco mil participantes tivemos que programar uma fase de apuramento por municípios para depois se fazer a fase final”, justificou o mentor do programa educativo Centurium. Paulo Morais destacou ainda os torneios entre famílias e entre instituições de apoio à deficiência.
Nos últimos anos, o programa educativo tem tido “um aglomerado muito grande de diferentes municípios que já estão a replicar o que de bom se faz em Braga”, aplaudiu o também professor de Matemática, referindo que faz sentido realizar a fase de apuramento e só depois fazer a final. “Estamos a assumir o nosso propósito com dinâmicas locais”, defendeu.

A fase de apuramento em Braga volta a coincidir com a Braga Romana, continuando aqui a manter a “relação estreita” com o pelouro da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Braga, liderado pela vereadora Lídia Dias.
Os outros apuramentos estão também a ser centrados nos municípios, que estão “a dinamizar de forma articulada e programada” com o Centurium.
O Município de Gondomar, destacou Paulo Morais, “está a dinamizar de forma muito dinâmica e está muito mobilizado a validar de forma muito eficaz e animada” o programa.”É com alegria que vemos Gondomar a replicar as práticas que criamos em Braga com a identidade local”, confessou.

Vila Real começa a dar os primeiros passos com a Escola Secundária São Pedro e o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus a assumirem o “papel pilo- to” na região. Entretanto, o Centurium tem vindo a crescer no Porto, estando todo o trabalho centrado na dinâmica do Agrupamento de Escolas Garcia de Horta.
O ano passado, partilhou o professor, “já foi muito complicado organizar o torneio, já que se juntou tudo e acabou por ser difícil de gerir”. Este ano, já não fazia sentido, sendo que ainda há escolas de Lousada, de Vizela e de Guimarães, que não conseguiram organizar para fazer o apuramento municipal, mas vão agrupar-se conforme o calendário e associarem-se a outros apuramentos concelhios.
Para além da dinâmica local com a competição entre todos os escalões desde o 1.º ciclo até o secundário, o XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro conta também com o segmento da inclusão, onde vão participar várias instituições de apoio à deficiência do concelho de Braga.

Entretanto, as coroas de louro entregues aos vencedores que têm sido feitas pelos utentes da APPACDM de Braga, este ano vão contar também com a colaboração de outras instituições de apoio à deficiência do concelho.
O Concurso de Melhor Tabuleiro, adiantou ainda Paulo Morais, está “muito activo”. “Temos imensas famílias a partici- par no concurso”, aplaudiu o professor, referindo que este ano o Torneio das Famílias passa para a responsabilidade das escolas.
Mais uma vez, o cartaz foi construído por alunos da Escola Profissional de Braga (EPB).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho