Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘White Experience’ prova excelência dos vinhos de Monção e Melgaço
Câmara de Barcelos aprova mais apoios educativos e sociais

‘White Experience’ prova excelência dos vinhos de Monção e Melgaço

Bienal da Ilustração abre portas à internacionalização do Braga em Risco

‘White Experience’ prova excelência dos vinhos de Monção e Melgaço

Alto Minho

2019-10-20 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Termas de Melgaço acolhem este fim de semana a segunda edição de ‘The White Experience’. Evento releva excelência de vinhos brancos de todo o mundo no melhor ‘terroir’ da casta alvarinho.

A segunda edição de ‘The White Experience’, acção de promoção de vinhos verdes que está a decorrer desde ontem nas Termas de Melgaço, por iniciativa da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), constitui um evento inédito através do qual a sub-região Monção e Melgado convida alguns dos melhores produtores mundiais que competem com o seu alvarinho.
Os dois dias de ‘White Experience’ são apresentados por Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, como momentos dirigidos a ‘enófilos’, não uma festa do vinho nem uma feira de compra e venda.

Na abertura do “maior encontro de vinhos brancos em Portugal”, aquele responsável destacou que o alvarinho de Monção e Melgaço está a crescer muito para além das restantes castas da região dos vinhos e que o grande desafio para os produtores dos dois concelhos alto minhotos é continuar a gerar valor, beneficiando do facto desta sub-região ser a única em Portugal que beneficia de um “selo de garantia”.
Os presidentes das câmaras municipais de Monção e Melgaço, presentes na abertura do ‘White Experience’, relevaram o peso crescente que o vinho tem na economia dos concelhos, reconhecendo Manoel Batista e António Barbosa que a produção e comercialização deste produto têm ainda uma grande margem de expansão.

A presença de produtores de vinhos brancos da Áustria, Rias Bajas, Nova Zelândia, Africa do Sul, França e Alemanha, mas também da Bairrada, Dão, Douro e Beira Interior, Alentejo, Açores e Lisboa no recinto das Termas de Melgaço é assumida pela CVRVV e pelas das duas autarquias como uma opção clara para evidenciar as marcas locais de alvarinho.
Manuel Pinheiro evidencia que “um dos objectivos é trazer para o mesmo local e o mesmo momento os melhores vinhos de Monção e Melgaço e compará-los com os melhores vinhos brancos de várias partes do mundo”, pautando o trabalho “exigência de qualidade e de excelência” que é feito na sub-região com o que se melhor de produz noutras geografias.

“Uma vez que Monção e Melgaço se assumem como centro de excelência, não vamos ter medo de convidar outros grandes produtores de vinho branco do mundo inteiro”, defendeu Luís Costa, enólogo e director da revista de vinhos ‘Grandes Escolhas’, parceira da organização de ‘White Experience’.
Orientador de duas das quatro ‘masterclasses’ do programa de ‘White Experience’, Luís Costa assumiu que Monção e Melgaço é uma sub-região vinícola “muito diferente de todas as outras da região dos Vinhos Verdes”, apresentando factores únicos como o solo, clima, casta e factor humano.

Este especialista considera que os produtores de Monção e Melgaço estão a dar uma “resposta fantástica” ao chamado ‘Acordo Alvarinho’, celebrado há quatro anos que permitirá, a partir de 2021, a atribuição do rótulo alvarinho a produtores fora da sub-região alto minhota
Luís Costa não tem dúvidas em afirmar que Monção e Melgaço formam um verdadeiro “centro de excelência de vinhos brancos em Portugal”. Para tal têm quase tudo, sendo ainda necessário “comunicar essa excelência”, afinal o que se pretende com ‘White Experience’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.