Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vários espaços de Barcelos prontos a acolher infectados
Ricardo Rio subscreve carta que exige modernização da ferrovia

Vários espaços de Barcelos prontos a acolher infectados

Museu de Artes Decorativas expõe “Tapete da Ribeira” com 12 metros de comprimento

Vários espaços de Barcelos prontos a acolher infectados

Cávado

2020-04-04 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Reunião do executivo, realizada ontem por videoconferência, permitiu aprovar um conjunto de medidas económicas de carácter excepcional.

A Câmara Municipal de Barcelos já tem elencado uma série de infra-estruturas de retaguarda, desinfectadas e devidamente preparadas, para acolher cidadãos em quarentena ou infectados. A medida foi avançada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, no final da reunião do executivo que se realizou por videoconferência. O Pavilhão Municipal de Barcelos, que neste momento está afecto ao Hospital Santa Maria Maior, poderá também ser utilizado como hospital de campanha.

“Tivemos uma reunião da Protecção Civil concelhia com os responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III, os bombeiros, a delegada de saúde, o hospital e a Segurança Social para definir estas infra-estruturas de retaguarda para nos preparar para o pior”, confirmou o autarca, admitindo, neste momento, “algumas dificuldades” em relação ao número de camas. “Temos vários espaços dotados de beliches, mas com a necessidade de distanciamento social só podem ser utilizados por uma pessoa, mesmo assim teremos cerca de 120 camas disponíveis neste momento”, adiantou Miguel Costa Gomes, confirmando que o município se está “a preparar para o pior, porque infelizmente vai haver uma grande progressão da pandemia”.

Para além do Albergue de Peregrinos de Tamel S. Fins, do Seminário da Silva, Barcelos conta ainda com um espaço em Barcelinhos, onde o município costuma alojar os grupos grandes, que vêm de fora. Entretanto, os Amigos da Montanha e o Espaço Jacobeo também já disponibilizaram os seus espaços. Mas há mais. Os pavilhões de Campo e Adães já estão desinfectados e selados para quando forem necessários. O pavilhão de Areias de S. Vicente, como tem vidros partidos, está a resolver-se essa situação para o preparar também para acolher pessoas.

“Além destes espaços temos o pavilhão municipal, que neste momento está sob alçada do Hospital de Barcelos e há eventualmente a possibilidade de ser transformado em hospital de campanha”, referiu ainda o presidente.
Uma das propostas aprovadas ontem em reunião de câmara foi um pacote de medidas excepcionais e temporárias, de carácter económico, de resposta à situação actual de emergência de saúde pública. “Vamos suspender o pagamento de qualquer renda de propriedade do município. Vamos suspender, até 30 de Junho, o pagamento do segundo semestre das taxas de ocupação da feira e do mercado e também das tarifas de recolha do lixo”, anunciou Miguel Costa Gomes, referindo que essa suspensão é feita “sem qualquer penalização ou juro”.

Face ao “momento excepcional” que estamos a viver e às “dificuldades diárias” de várias instituições do concelho, foi aprovado uma prerrogativa que permite a “autorização excepcional” do pagamento na aquisição de material necessário às instituições particulares de solidariedade social, aos bombeiros, à Cruz Vermelha e até às juntas de freguesia. “Esta prerrogativa vai agilizar todo o processo e permitir ao município pagar no imediato. Este instrumento é apenas para despesas relacionadas com o combate e prevenção à Covid-19, como por exemplo, compra de gel, de equipamentos de protecção individual ou até gasóleo no caso dos bombeiros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho