Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Voluntário vigiam Serra da Cabreira
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Voluntário vigiam Serra da Cabreira

‘A Loja dos Brinquedos’ promove respeito e valorização da diferença

Voluntário vigiam Serra da Cabreira

Vale do Ave

2020-07-05 às 16h12

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

‘Vieira Vigia+’ já está no terreno. Até 30 de Setembro, 48 jovens vão vigiar Serra da Cabreira, em Vieira do Minho.

Citação

Até ao dia 30 de Setembro, 48 jovens voluntários integram mais uma edição do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas no concelho de Vieira do Minho. No arranque do programa, o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho sublinhou a importância do Programa ‘Vieira Vigia+’ para o concelho e para o meio ambiente. “Esta medida, para além de permitir a ocupação dos tempos livres, oferece um conjunto de actividades que constituem um espaço de aprendizagem e visam estimular e valorizar a participação dos jovens em projectos do município e da comunidade”, defendeu António Cardoso.
Este programa é promovido pela Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira, em colaboração com a Câmara Municipal de Vieira do Minho, e financiado pelo Instituto Português do Desporto.
“Os jovens voluntários vão, nos próximos meses, informar, vigiar, e sensibilizar a população que circula na Serra da Cabreira, para as boas práticas ambientais, limpar pontualmente os resíduos mais simples que as pessoas vão deixando pela floresta e, ainda, alertar as autoridades em caso de incêndio”, explicou ainda António Cardoso.
Os jovens voluntários que integram o programa vão proceder à realização de acções de sensibilização da população para a preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas, proceder à inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco, proceder à inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água, realizar actividades de reflorestação, efectuar vigilância móvel, a pé ou de bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação, entre outras actividades.
E, para que este programa decorra sem incidente, em tempos de Covid-19, procedeu-se ao fornecimento de máscaras, um folheto informativo com normas e regras de segurança e um crachá identificativo para cada jovem.
Paralelamente, ao Programa ‘Vieira Vigia+’, estiveram também na cerimónia com o autarca de Vieira do Minho mais 70 jovens do concelho para iniciar as actividades no âmbito do Programa Municipal Jovem Voluntário, promovido todos os anos pelo município.
Nesta época de Verão, os jovens irão desenvolver acções nas várias valências do município (Posto de Turismo, Parque de Campismo, Piscinas Municipais, Casa Museu Adelino Ângelo, Pavilhão Municipal, Biblioteca Municipal), bem como em instituições e associações do concelho ou ainda nas juntas de freguesia.
De destacar que este programa funciona durante todo o ano, tendo, contudo, o seu exponencial máximo, nos meses de Verão dada a grande adesão dos jovens quando termina o ano lectivo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho