Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘Volta a Portugal’ e ‘Sexta 13’ animam concelho
João Antunes e Jéssica Pontes vencem 7.ª Meia Maratona de Famalicão

‘Volta a Portugal’ e ‘Sexta 13’ animam concelho

Barcelos Bus gratuito em dezembro

‘Volta a Portugal’ e ‘Sexta 13’  animam concelho

Nacional

2021-08-13 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

‘Volta a Portugal’ e ‘Sexta 13’ são dois eventos que marcam hoje a agenda de Montalegre. Apesar de não serem vividos como todos gostariam, contribuem para a promoção do concelho.

Não fosse o contexto pandémico e estavam reunidas as condições para Montalegre viver hoje um dos dias mais concorridos do calendário, com a conjugação de dois grandes eventos: a celebração da Sexta-Feira 13 a passagem da Volta a Portugal em Bicicleta pelo concelho.
Apesar de lamentar a falta de condições para realizar e viver estes eventos como todos gostariam, a autarquia “não desarma na promoção do território”, como garante o presidente do Município, Orlando Alves.
O presidente da Câmara, além de deixar uma palavra de esperança “em dias melhores”, aproveita para apelar à população para “estar presente no coração da vila ou no alto da Serra do Larouco a aplaudir o pelotão” do “Volta a Portugal’ e para assistir, via online, ao espectáculo da ‘Sexta 13’.
“Lamentavelmente não vamos poder ter o impacto destes eventos como gostaríamos devido à crise epidémica que estamos a viver”, refere Orlando Alves, especificando que o Município trabalhou “com a organização da ‘Volta a Portugal’, no sentido de fazer coincidir a passagem da Volta com a realização da ‘Sexta 13’. Devido às normas impostas pela Direcção-Geral de Saúde não vamos poder fazer, no formato habitual, a tão desejada ‘Sexta 13’. Vamos, apenas, transmitir o espectáculo online”.
No entanto, apesar das condicionantes, a autarquia mantém o investimento nestes eventos pelo impacto que os mesmos representam na promoção do concelho: “O investimento da Câmara foi nesse sentido. Na ‘Volta’, há o frenesim do evento, são os meios de comunicação social presentes, o helicóptero que faz a cobertura aérea dos últimos quilómetros da prova. Toda a atmosfera que se sente na vila. É um ambiente fantástico”, especifica o edil.
Numa altura em que os emigrantes marcam presença significativa no território, Orlando Alves repete o “convite à população para estar na vila de Montalegre a dar o seu aplauso aos atletas”, um apelo feito de forma ainda mais entusiasmada aos emigrantes: “Rogo encarecidamente aos nossos emigrantes que compareçam junto à Praça do Município para reconhecerem o esforço dos atletas. Podem também concentrar-se no cimo da serra do Larouco. É lá que acontece o final da etapa”.
O objectivo é que a ‘Volta’ sinta o calor humano da população local.
Em concreto sobre a ‘Sexta13’, Orlando Alves realça a importância de “manter viva a chama” deste evento, para que, no próximo ano, “possamos vivê-la com o entusiasmo habitual”.
“É uma jornada de afirmação da capacidade de fazer dos barrosões. Há que perceber que a ‘Sexta 13’, a vinda da ‘Volta’, o Congresso de Medicina Popular, a Feira do Fumeiro... são momentos altos da nossa vida quotidiana, da nossa vida cultural, económica e social. Tudo isto tem a marca da Câmara Municipal de Montalegre, de quem fez, de quem lutou para que as coisas tenham a grandiosidade que hoje têm e sejam potenciadoras da dinamização económica, da criação de emprego e fixação de pessoas ao território”, remata.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho