Correio do Minho

Braga, terça-feira

‘Vizela mais Limpa’ promete revolucionar recolha de lixo
Rui L. Reis é doutor honoris causa pela Universidade Politécnica de Bucareste

‘Vizela mais Limpa’ promete revolucionar recolha de lixo

Guimarães alarga sistema PAYT e potencia recolha selectiva

Cávado

2018-08-08 às 09h00

Marta Amaral Caldeira

Vizela apresentou, ontem, uma nova estratégia que promete revolucionar a recolha do lixo e limpeza do concelho. O autarca Victor Hugo Salgado diz que objectivo é “melhorar o ambiente”.

Vizela vai mudar radicalmente a forma como recolhe o lixo e limpa o concelho. O presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, apresentou, ontem, o programa ‘Vizela mais Limpa’, que prevê a contentorização total na cidade e gradual nas freguesias nos próximos anos, num investimento suportado em exclusivo pela autarquia que supera o meio milhão de euros. Com este sistema prevê-se um retorno de um milhão de euros em 10 anos.
“Queremos um melhor ambiente e mais qualidade de vida para os vizelenses”, sublinhou o autarca Victor Hugo Salgado, ontem, durante a apresentação do programa pró-ambiental, apontando que havia muitas críticas por parte dos habitantes do concelho a propósito da recolha do lixo e da limpeza da cidade e das freguesias, daí que esta tenha sido uma das prioridades em termos de governação à frente dos destinos da Câmara Municipal de Vizela.
O projecto ‘Vizela mais Limpa’ passa, assim, pela substituição do actual sistema de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema por contentorização - com contentores enterrados e semi-enterrados, agra- dáveis à vista e modernos, que vão permitir uma limpeza de outro nível, que quer vender melhor o concelho turisticamente.
“Não tínhamos propriamente um programa a este nível e o facto é que existe uma degradação das condições de higiene pública, às quais estamos agora a tentar dar a volta no sentido de dar melhores condições a todos os vizelenses”, referiu o presidente da câmara.
Com menos gastos de pessoal e de camiões necessários à partida, o novo sistema de recolha por contentorização é apontado pelo autarca vizelense como “mais vantajoso”.
“Este sistema que vamos implementar é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema actualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, vai proporcionar um ambiente mais limpo e agradável - o que é uma necessidade num concelho que se quer afirmar do ponto de vista turístico”, assinalou o edil Victor Hugo Salgado.
Segundo o presidente da Câmara de Vizela, com implementação deste programa estim-se a a poupança de um milhão de euros em 10 anos, tendo como objectivo fundamental “a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.