Paulo Cunha: “Processo decorre sem qualquer divisão interna”
2024-07-19 às 17h00
Este apoio da Autarquia foi aprovado na última reunião do Executivo Municipal e traduz-se numa verba de 77 mil euros para a distribuição gratuita dos livros de fichas de apoio ao estudo e atividades que complementam os manuais escolares, bem como todo o material escolar específico por ano letivo, num total de cerca de 1000 alunos, residentes no Concelho.
À semelhança dos últimos anos, no próximo ano letivo, a Câmara Municipal de Vizela vai continuar a assegurar a distribuição gratuita dos kits de material escolar e livros de fichas/atividades a todos os alunos do 1º ciclo matriculados em estabelecimentos de ensino do Concelho.
Este apoio da Autarquia foi aprovado na última reunião do Executivo Municipal e traduz-se numa verba de 77 mil euros para a distribuição gratuita dos livros de fichas de apoio ao estudo e atividades que complementam os manuais escolares, bem como todo o material escolar específico por ano letivo, num total de cerca de 1000 alunos, residentes no Concelho.
Importa acrescentar que Vizela é um município amigo das famílias, que se traduz na implementação de um conjunto de medidas de apoio à família, desde logo o cheque bebé, onde as crianças quando nascem em Vizela, cada família recebe 1000€, o que totaliza mais de 200 mil euros por ano, tendo já entregue, desde a criação deste regulamento, mais de mil cheques-bebé, no valor de mais de um milhão de euros.
Na prática, os primeiros quatro anos de escolaridade dos alunos de Vizela são gratuitos, pois cada aluno é contemplado com um “kit-escolar” com todos os livros de apoio e todo o material escolar. Para alem disso, a Autarquia assegura ainda o transporte escolar gratuito, num valor de sensivelmente 250 mil euros por ano e as refeições escolares, onde a câmara atribui anualmente às associações de pais praticamente 450 mil euros. A Câmara assegura ainda a verba relativa ao passeio anual das escolas, o que totaliza sensivelmente 10 mil euros por ano.
A Autarquia de Vizela promove ainda um conjunto de atividades dedicado aos mais pequenos, desde logo o Dia da Criança, para mais de 1500 crianças no Parque das Termas; a Semana da Leitura, uma semana inteira de atividades para todos os alunos do concelho com livros, autores e peças de teatro nas escolas; a Feira do livro, com atividades, apresentação de livros, teatro e espetáculos; o Vizela Cidade de Natal, com transporte dos alunos das escolas, visitas à cidade natal e espetáculos para os alunos, brindes e passeio gratuito nos carrosséis.
Assim, todas estas medidas se têm traduzido em resultados práticos, sendo que entre 2017 e 2023, se tem verificado um aumento progressivo do número de alunos no Concelho, em 350 novos alunos.
De realçar que estes apoios atribuídos pela Autarquia são medidas importantes de apoio à educação e às famílias vizelenses, e vem na sequência das políticas de ação social escolar que têm vindo a ser implementadas por este Executivo com vista, não só a apoiar as famílias, mas também na promoção do incentivo à natalidade, tornando o concelho de Vizela, num lugar onde é bom crescer e viver.
18 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário