Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Visitar Bracara Augusta através de construções com Lego
Levski Sofia e Hapoel Beer-Sheva no caminho do Sporting Clube de Braga

Visitar Bracara Augusta através de construções com Lego

Póvoa de Lanhoso: desfile de Marchas Populares Terra do Ouro vai juntar cerca de 400 participantes

Visitar Bracara Augusta através de construções com Lego

Braga

2025-05-22 às 06h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Exposição patente na sede da Associação Empresarial de Braga permite apreciar reproduções e réplicas de vários edifícios e monumentos do passado e da história da cidade de Braga.

Citação

Integrada na programação da Braga Romana foi ontem inaugurada a exposição ‘Legus Augusta’, que está patente nos claustros da Associação Empresarial de Braga, com entrada gratuita.
Esta é uma exposição de uma série de peças de arte criadas com recurso às famosas peças de plástico de encaixar normalmente denominadas de Lego, com as quais Jorge Reis e alguns ajudantes criaram réplicas de vários dos monumentos e edifícios históricos mais identificáveis da cidade de Braga. O mentor desta exposição dedicou-se também a criar várias réplicas de edifícios que provavelmente existiram na Bracara Augusta dos romanos, exibindo também vários bonecos alusivos aos tempos passados, como os soldados romanos, os famosos centuriões, ou os deuses Baco, a deusa da guerra e Titanus.
Na cerimónia oficial de inauguração da exposição, que decorreu na tarde de ontem, estiveram presentes, para além do construtor Jorge Reis, também Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, Rui Marques, director geral da Associação Empresarial de Braga, Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, entre outros notáveis que vibraram com a actuação do Grupo de Percussão do Centro Novais e Sousa, que animou a cerimónia com uma apresentação do seu trabalho.
Aliás, esta exposição tem também uma componente solidária precisamente para ajudar o Centro Novais e Sousa na angariação de fundos para a construção do seu tão desejado lar residencial, já que no espaço está presente também uma pequena bancada que disponibiliza para venda uma série de produtos que foram criados e produzidos pelos utilizadores do Centro.
Na exposição é possível apreciar como peças de arte reproduções da Arcada, do Arco da Porta Nova e da Casa dos Crivos, entre muitas outras ligadas ao passado e à história da cidade de Braga e outras também a apontar ao futuro de uma cidade que é virada para a inovação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho