Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Vila Verde: PSD exige medidas que atenuem prejuízos das intempéries
Frescura das bandas bracarenses numa Limonada com sete concertos

Vila Verde: PSD exige medidas que atenuem prejuízos das intempéries

Arcos de Valdevez: Mais de dois mil alunos ‘abraçam’ a biodiversidade

Vila Verde: PSD exige medidas que atenuem prejuízos das intempéries

Cávado

2022-06-22 às 12h00

Redacção Redacção

Deputados do PSD questionaram a ministra da Agricultura e Alimentação sobre medidas de apoio aos agricultores da região afectados pelo mau tempo

Citação

O grupo parlamentar do PSD questionou a ministra da Agricultura e Alimentação sobre que medidas estão a ser tomadas face aos prejuízos causados aos agricultores da região do Minho pelas intempéries do passado mês de Maio.
Em causa está a destruição de culturas em várias explorações agrícolas devido a fortes trovoadas, queda de granizo e chuva intensa, ocorridas no dia 14 de Maio, em vários concelhos no Norte de Portugal.
Na sequência de visita promovida pelo deputado Carlos Cação a explorações agrícolas atingidas na região do Minho devido a queda de granizo e pedraça, o grupo parlamentar do PSD quer saber que apoios tem o Governo preparados para atenuar os prejuízos daí decorrentes.
Preocupado com a situação apresentada por diversos agricultores, nomeadamente dos concelhios de Vila Verde, Amares, Ponte da Barca e Guimarães, o deputado Carlos Cação promoveu recentemente uma visita dos membros do PSD na Comissão Parlamentar de Agricultura a explorações afectadas na região.
Em carta enviada à ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, os parlamentares do PSD referem que os relatos dos agricultores afectados pelas ocorrências climatéricas apontam para “elevados prejuízos em produções agrícolas relevantes para a região e para o rendimento dos produtores, como são os frutos frescos, a vinha e as hortícolas”.
Os deputados do PSD revelam também que “existem ainda casos onde os danos provocados na parte vegetativa das plantas podem comprometer a produção nos anos seguintes, o que constitui uma perda ainda maior para os agricultores”.
Face a esta situação, o PSD quer saber se o Ministério da Agricultura e Alimentação já procedeu ao levantamento dos prejuízos causados nas freguesias dos concelhos mais afectados nos distritos do norte de Portugal e pergunta que medidas pretende o Governo promover para acudir aos produtores agrícolas afectados.
Além disso, os sociais-democratas sugerem que sejam, desde já, asseguradas medidas que protejam de forma mais eficaz os agricultores face a intempéries e imprevistos sobre a produtividade das explorações, designadamente de forma a “tornar os seguros agrícolas mais atractivos e mais habilitados a garantir o risco de perda total ou parcial das produções dos agricultores nacionais”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho