Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vila Verde: Parada de Gatim prepara a 2ª edição da desfolhada minhota
Orçamento Participativo: Propostas a pensar na qualidade de vida do cidadão

Vila Verde: Parada de Gatim prepara a 2ª edição da desfolhada minhota

Lar de D. Pedro investe no acolhimento de idosos

Vila Verde: Parada de Gatim prepara a 2ª edição da desfolhada minhota

Cávado

2019-09-10 às 19h21

Redacção Redacção

A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Parada de Gatim vai decorrer no Lugar da Igreja, com início marcado para as 21h, e vai contar com a alegria da música popular minhota para animar a festa.

Depois do sucesso da primeira edição, a freguesia de Parada de Gatim regressa para mais uma tradicional desfolhada minhota inserida Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. Uma bela oportunidade para reavivar memórias, num sábado (14 de setembro) diferente, recheado de alegria e boa-disposição. A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Parada de Gatim vai decorrer no Lugar da Igreja, com início marcado para as 21h, e vai contar com a alegria da música popular minhota para animar a festa.
A abertura do evento fica entregue aos ‘Amigos da Paródia’. Com as melodias das concertinas, violas e cavaquinhos aliadas aos cantares típicos da região, não vai faltar animação em Parada de Gatim. Depois, hora de arregaçar as mangas e pegar nas canas de milho para retirar as espigas. Os tocadores de concertina e cantares ao desafio vão acompanhar a recriação e prolongam-se pela noite dentro. No final da desfolhada, haverá uma merenda com comida e bebida à disposição.
No ano passado, mesmo com chuviscos à mistura, foi “uma estreia bem-sucedida”. Este ano, as previsões de bom tempo aumentam as expectativas e o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Gatim espera “uma plateia bem composta” para a 2ª edição do evento. Pedro Rodrigues vincou a importância de manter viva a tradição local numa freguesia que se orgulha da sua ruralidade, acrescentando que a iniciativa começa já a ganhar dimensão, “a desfolhada movimenta muita gente”.
O autarca sublinhou ainda a importância da programação Na Rota das Colheitas para o concelho. “Havia uma enorme vontade da população de Parada de Gatim e das associações da freguesia de fazer parte de uma iniciativa que oferece um enorme destaque às tradições e à cultura”, afirmou Pedro Rodrigues. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.