Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Vila Verde a fervilhar de vida: Workshops, oficina Arquimedes, concerto de gala e apresentação da linha Amor Envolvente
Mostra itinerante revela projectos para ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho

Vila Verde a fervilhar de vida: Workshops, oficina Arquimedes, concerto de gala e apresentação da linha Amor Envolvente

IPCA formaliza compra do edifício Idite Minho

Economia

2018-02-18 às 19h23

Redacção

Durante 38 dias consecutivos (26 de janeiro a 04 de março), mais de uma centena de iniciativas propagam a mensagem de amizade e amor dos Lenços Namorar Portugal.

Vila Verde continua a fervilhar de vida com a intensa e apaixonante programação turístico-cultural Fevereiro Mês do Romance. Durante 38 dias consecutivos (26 de janeiro a 04 de março), mais de uma centena de iniciativas propagam a mensagem de amizade e amor dos Lenços Namorar Portugal. Eventos que acontecem um pouco por todo o país, mas com maior incidência em Vila Verde Onde o amor acontece! O dia de ontem, 17 de fevereiro, foi um bom exemplo disso mesmo, com diversas atividades de celebração do amor, entre dois workshops, a oficina Arquimedes, o concerto de gala e a apresentação da linha Amor Envolvente.

Durante a manhã, talentosa artesã vilaverdense Juliana Gomes esteve no Espaço Namorar Portugal para dirigir o Workshop de Pintura. Uma oportunidade soberana para o público aprender diretamente com uma artista experiente na bela e delicada arte de pintar os mais diversos materiais e suportes com os encantadores motivos dos Lenços Namorar Portugal. Desta vez, as pinturas foram feitas no tecido, em peças que os participantes trouxeram e que, perto da hora do almoço, tinham já um brilho redobrado com os sentimentos e afetos da tradição minhota.

Em simultâneo, a Oficina Arquimedes montava o seu 'laboratório' na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde. 'Amor com Cheiro' foi o nome da atividade lúdico-pedagógica que fez as delícias da pequenada. "O cientista grego Arquimedes foi o ponto de partida para recuar à Grécia Antiga e descobrir a evolução dos cuidados de higiene ao longo dos tempos. As crianças aprenderam ainda conceitos básicos de Química na produção de óleos essenciais naturais e sabonetes artesanais". No final, cada participante levou para casa um sabonete alusivo ao Mês do Romance.

Um casamento perfeito entre tradição e modernidade
Ao início da tarde, tempo para conhecer a nova linha Namorar Portugal do multipremiado estilista vilaverdense Orlando Ventura, que recentemente recebeu mais um galardão, ao conquistar o Prémio Impacto Visual na Gala Namorar Portugal 2018. Um parceiro de longa data da marca territorial do Município de Vila Verde que, ano após ano, continua a surpreender o público propostas de moda contemporâneas. Peças que ganham um brilho acrescido com os motivos dos Lenços Namorar Portugal, num casamento perfeito entre tradição e modernidade. O criador reinventou os seus famosos cachecóis, que este ano são fabricados com materiais mais leves e com pequenos bolsos, dando corpo à linha Amor Envolvente.

Além dos cachecóis, Orlando Ventura voltou a brindar o público coordenados modernos e arrojados (saia, vestido...), abrilhantados com as escritas de amor da tradição minhota. Outra das surpresas da tarde foi a apresentação de uma boneca Bia Portuguesinha, também parceira da marca Namorar Portugal, vestida pelo estilista. Os produtos estão já disponíveis para venda no Espaço Namorar Portugal e podem ser personalizados de acordo com os gostos do cliente mediante encomenda prévia. Logo de seguida, o estilista dirigiu, no mesmo local, o Workshop Bolsos Com Amor, em que os participantes puderam aprender a fazer os bolsos, adorná-los com os afetos dos Lenços e aplicá-los na roupa do dia-a-dia.

O Orlando tem um bordado perfeito
Presente na sessão, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde não poupou elogios a um parceiro que já está connosco há vários anos, mas que continua sempre a surpreender-nos pela qualidade dos seus trabalhos e bordados. Júlia Fernandes prosseguiu vincando que Vila Verde leva a igualdade de género muito a sério. Temos homens a bordar muito bem em Vila Verde, como é o caso. O Orlando tem um bordado perfeito, que se distingue e que adapta muito bem às suas peças, referiu. A vereadora da Cultura manifestou ainda a sua satisfação pelo trabalho conjunto entre os parceiros da marca territorial vilaverdense, que unem os seus saberes e criam sinergias que estão na origem de projetos muito interessantes.

Música, amor e muito talento no Concerto de Gala da Academia de Música de Vila Verde
A Quinta da Aldeia, em Gême, vestiu as cores do romance para receber o Concerto de Gala da Academia de Música de Vila Verde. A moderna e elegante decoração alusiva ao amor ajudava a adensar o clima de romance que recebeu as centenas de pessoas para mais uma noite memorável.  A Big Band da Academia de Música de Vila Verde não deixou créditos por mãos alheias e protagonizou mais um eletrizante espetáculo de música ao vivo. De Rui Veloso a Elvis Presley, passando por Frank Sinatra, Abba, Salvador Sobral e um original do artista pradense Miguel Oliveira, entre outros, a academia vilaverdense brindou a plateia com um verdadeiro hino ao amor. O concerto contou com as participações do cantor Miguel Oliveira e da solista Raquel Fernandes, assim como do coro Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e do coro Alma do Povo, dirigidos pelo maestro Idílio Nunes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.