Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Vikings estão de volta com Feira Medieval na Praça D.?Maria II
CAVI da Pais-em-Rede apoiou 72 pessoas ao longo do primeiro ano de actividade

Vikings estão de volta com Feira Medieval na Praça D.?Maria II

“Através da cultura para todos criamos um acto de inclusão social”

Vikings estão de volta com Feira Medieval na Praça D.?Maria II

Vale do Ave

2019-06-16 às 14h32

Redacção Redacção

Recriação histórica no centro da cidade acontece na primeira semana de Julho. CIOR e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão celebram passagem dos povos normandos pelo concelho.

Entre os dias 4 e 7 de Julho, em toda a extensão da Praça D. Maria II, realiza-se a Feira Medieval Viking, considerada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalição o mais extenso evento evocativo da presença viking na Península Ibérica.
A organização espera milhares de pessoas naquele espaço central da cidade de Vila Nova de Famalicão, que são convidadas a conhecer um facto histórico que já completou um milénio mas que ainda é desconhecido de muitos.
De facto, foi em 2016, que se cumpriram 1000 anos sobre a incursão normanda/viking que foi enfrentada, no ano de 1016, no então Castelo de Vermoim.

A Feira Medieval Viking surge, assim, como uma oportunidade de todos poderem fazer a festa mas também de partilhar saberes diversos, num ambiente familiar, acolhedor e divertido.
Os responsáveis do Município justificam o apoio a este evento já que o mesmo cumpre a premissa da afirmação territorial e da projecção cultural e turística do concelho de Vila Nova de Famalicão, através de projectos e iniciativas com valor acrescentado e diferenciador da oferta regional e nacional, apostando numa marca/temática que é singular. Há mil anos, o território que hoje é Vila Nova de Famalicão já era estratégico no contexto de toda a região e nem os Normandos (Vikings) deixavam de por aqui passar e deixar marcas.

A envolvência da temática Viking no concelho de Vila Nova de Famalicão acompanha também, ao nível gastronómico, o bacalhau, alimento que vários especialistas apontam como popularizado em Portugal pela presença normanda no território. Por este facto, a Feira Medieval Viking liga-se, em complementaridade, com a iniciativa ‘Dias à Mesa’ que promoverá o consumo do bacalhau em diversos restaurantes do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho