Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Vigilância militar da Serra de Santa Luzia
Décima edição de festival Laurus Nobilis com três dias de metal em Famalicão

Vigilância militar da Serra de Santa Luzia

Vila Verde apresenta Estratégia de Turismo para década de desenvolvimento sustentado

Vigilância militar da Serra de Santa Luzia

Alto Minho

2025-06-14 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

O Município de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços firmaram um protocolo que assegura a vigilância da Serra de Santa Luzia.

Citação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim firmaram ontem um protocolo de colaboração que vem assegurar acções de vigilância e patrulhamento pelos militares do exército na Serra de Santa Luzia entre 15 de Junho e 30 de Setembro.
A autarquia sublinha que o protocolo assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo comandante da Escola dos Serviços, coronel Fernando Manuel Batista da Costa, tem como principal objectivo assegurar o patrulhamento florestal da Serra de Santa Luzia, “numa lógica preventiva e dissuasora, reforçando assim a vigilância desta área sensível. Pretende-se, desta forma, contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e, consequentemente, para a redução do tempo de detecção e de resposta a eventuais incêndios rurais. O protocolo impõe patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de oito militares afectos à vigilância”.
Nas palavras do coronel Batista da Costa, este é “um acto nobre que reflecte o firme compromisso da Escola dos Serviços, em conjunto com o município e as diversas autoridades locais, na protecção das nossas florestas, mas mais especificamente desta extensa mancha florestal que é a Serra de Santa Luzia”.
Luís Nobre destacou a “total disponibilidade” do exército para “proteger um dos nossos bens mais nobres, o nosso espaço natural, mas essencialmente a nossa Serra de Santa Luzia, que simbolicamente incorpora Santa Luzia enquanto padroeira da visão e que nos inspira para esta protecção e cuidado da nossa floresta. Há um antes e um depois desta parceria”, notou o autarca.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho