CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão
2011-04-29 às 06h00
Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho socorreram ontem as três vítimas de uma derrocada nas obras da barragem de Venda Nova, mas foi apenas um simulacro.
O simulacro de uma derrocada no interior do túnel que está a ser escavado no âmbito da obra de reforço de potência da Barragem de Venda Nova, em Vieira do Minho, serviu, ontem, para testar os meios de socorro em caso de acidente real.
Há oito anos - em Maio de 2003 - um acidente noutra frente de obra da mesma barragem causou dois mortos e cinco feridos.
Apesar da tragédia, a experiência permitiu ontem aos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho antecipar alguns problemas no socorro, como explicou ao ‘Correio do Minho’ o adjunto do comando, António Fidalgo.
No simulacro de ontem, foi testada a operacionalidade do socorro perante a queda de uma estrutura no interior do túnel com três feridos - dois soterrados e um terceiro no exterior.
O alerta foi dado às 10h13 e para o local foram mobilizados 13 elementos apoiados por quatro viaturas, incluindo duas ambulâncias de socorro, um veículo de desencarceramento e outra viatura que ficou no exterior e serviu como posto de comando para suprir dificuldades de comunicação para o interior do túnel.
Foi ao nível das comunicações - essenciais neste tipo de cenário - que se registaram algumas dificuldades, apontou António Fidalgo.
O simulacro aconteceu nesta altura porque os trabalhos estão a decorrer na zona da falha geo-lógica da Botica e está accionado o nível máximo de segurança.
A progressão da obra tem sido acompanhada, de perto, pelo menos de dois em dois meses, pelas estruturais locais e distritais da Protecção Civil.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário