Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Viana Práxis premeia reabilitação urbana
Casais debate construção sustentável

Viana Práxis premeia reabilitação urbana

Vitória SC vence beirões e está com um pé na Taça da Liga

Viana Práxis premeia reabilitação urbana

Alto Minho

2020-10-27 às 07h30

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Município quer premiar e incentivar as boas práticas em matéria de reabilitação urbana e instituiu o “Viana Práxis - Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo”, incentivando quem realizou projectos no concelho a candidatar-se.

O Município de Viana do Castelo está empenhado em reconhecer e estimular a reabilitação urbana que já faz do concelho uma referência e instituiu o “Viana Práxis - Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo.
Face aos “indicadores excelentes” em matéria de reabilitação urbana, que se traduzem em investimento privado na ordem dos 100 milhões de euros nos últimos cinco anos e numa percentagem de 24 por cento dos licenciamentos emitidos, o Município entendeu criar “um momento de reconhecimento de carácter bienal” explicou o vereador com o pelouro da Reabilitação Urbanas, Luís Nobre, ontem, na apresentação do “Viana Práxis”.
Para Luís Nobre, trata-se de reconhecer o trabalho de reabilitação feito, mas também “para quem olhar para o concelho veja aqui uma oportunidade de investimento”.
Outro objectivo é promover as boas práticas, sublinha o vereador, exemplificando com os projectos desenvolvidos no centro histórico “onde há uma necessidade concreta de cumprir boas práticas”.
O prémio tem ainda a finalidade de incentivar profissões que é preciso preservar, aponta Luís Nobre.
Promover a reabilitação do edificado com padrões contemporâneos é também objectivo do prémio instituido pelo município vianense. Além de criar condições condignas, “hoje exige-se qualidade ambiental e de vivência, mas é preciso também ir ao encontro de novas realidades da sociedade” como a eficiência energética e a mobilidade condicionada aponta o vereador.
Luís Nobre refere que o prémio visa ainda reconhecer o mérito e carreira de personalidades cujo percurso profissional foi significativo para o enriquecimento da arquitectura e para a valorizaçao e salvaguarda do património de Viana do Castelo e lembra que as intervenções não se cingem ao centro histórico, abarcando outras freguesias.
O prémio “Viana Praxis” é aberto a todos os operadores envolvidos no processo de reabilitação, desde os projectistas aos promotores imobiliários, incluindo os proprietários.
O regulamento ainda está em discussão pública, mas o objectivo é que, ainda este ano, sejam submetidas as candidaturas para que o prémio seja atribuido no primeiro trimestre de 2021, anunciou ontem Luís Nobre.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho