Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Viana do Castelo quer ser Capital Europeia da Cultura 2027
Guimarães e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Viana do Castelo quer ser Capital Europeia da Cultura 2027

Alunos de Barcelos participam em Concurso Nacional de Leitura

Alto Minho

2017-06-19 às 06h00

Redacção

O presidente da câmara de Viana do Castelo anunciou que o município vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027. Para o autarca socialista, José Maria Costa, “o município enquadra-se nos objectivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”. Segundo o presidente da câmara da capital do Alto Minho, o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje à vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

O presidente da câmara de Viana do Castelo anunciou que o município vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027. Para o autarca socialista, José Maria Costa, “o município enquadra-se nos objectivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”.
Segundo o presidente da câmara da capital do Alto Minho, o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje à vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

Viana do Castelo junta-se assim a Faro, que também já anunciou a apresentação da sua candidatura.
O Parlamento Europeu aprovou a 13 de Junho a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve ‘sedeada’ por três vezes em Portugal: Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).
Os concursos para a atribuição do título começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.
As próximas capitais europeias da cultura serão Valeta (Malta) e Leeuwarden (Holanda), em 20- 18, Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália), em 2019, e Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda) .

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.