Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Viana do Castelo: Município lança novo apoio aos cuidadores
Freguesia de Famalicão reuniu os cidadãos em convívio

Viana do Castelo: Município lança novo apoio aos cuidadores

Apoio à renda vai voltar a abranger inquilinos com contrato alterado que se mantenham na mesma casa

Viana do Castelo: Município lança novo apoio aos cuidadores

Alto Minho

2023-03-23 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Projecto foi aprovado e visa conceder apoios provisórios a cuidadores informais, até um máximo de 48 horas, para estes poderem descansar.

Citação

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou o projecto de regulamento e plano de acção no âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais, que tem como objectivo conceder apoio provisórios ou prolongados aos cuidadores, até ao máximo de 48 horas, para poderem descansar.
De acordo com o vereador da promoção da saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, este programa “pretende apoiar os cuidadores informais, designadamente através da criação de respostas integradas e especializadas de captação e apoio ao cuidador informal, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e mental, bem como a sua qualidade de vida e tentando encontrar respostas locais mais equitativas, ajustadas e céleres em relação ao tempo que medeia o pedido e a resposta efectiva”. O representante do executivo vianense salientou ainda que “os estudos mais recentes sobre a saúde mental e o bem-estar dos cuidadores informais revelam que 83,3 por cento já sentiram em ‘burnout/exaustão emocional e que 78,5 por cento consideram que o seu estado de saúde mental influencia o desempenho do seu papel de cuidador”.
Este projecto apresenta o enquadramento e procedimentos inerentes à implementação do PMACI, definidos os critérios de atribuição, organização, funcionamento e os apoios atribuídos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. O documento segue agora para consulta pública, por um prazo de 30 dias úteis.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho