Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Viana do Castelo lança projectos de promoção de alimentação saudável
Famalicão: Casa de Camilo evoca Maria Moisés com exposição coletiva

Viana do Castelo lança projectos de promoção de alimentação saudável

Câmara de Famalicão vai apoiar renda de famílias mais carenciadas

Alto Minho

2018-10-15 às 13h45

Redacção

Mercado na Mesa e Nutrir Ideias são os projectos que a Câmara de Viana do Castelo lança amanhã, assinalando o Dia Mundial da Alimentação.

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Câmara de Viana do Castelo lança, amanhã, dois projectos de promoção de hábitos de alimentação saudável, o projecto Mercado na Mesa e o projecto Nutrir Ideias, que vão ser desenvolvidos até 2020, em parceria com o Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O projecto Mercado na Mesa consiste na criação de oportunidades formativas com vista à promoção de um estilo alimentar saudável e sustentável ao longo da vida, materializando-se na disponibilização de um programa de workshops de alimentação saudável, a decorrer no Mercado Municipal de Viana do Castelo, uma vez por mês. Os workshops destacam a sazonalidade dos produtos, o consumo de pescado, as porções alimentares e os modos de confecção saudáveis, tendo como objectivos promover a adopção de um padrão alimentar mediterrânico e capacitar os cidadãos para a adopção de comportamentos alimentares saudáveis e protectores da saúde e do ambiente, a nível individual e familiar.

Já o projecto Nutrir Ideias consiste na dinamização de sessões de sensibilização/capacitação sobre temas relevantes na adoção de uma alimentação saudável, destinando-se a pessoas de diferentes estratos socioeconómicos e etários, nomeadamente, migrantes, idosos, desempregados, entre outros.
O objectivo passa por contribuir para a melhoria da literacia alimentar e nutricional da população do concelho de Viana do Castelo e facilitar o acesso a informação qualificada sobre consumos alimen- tares saudáveis e protectores face a doenças não transmissíveis.
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação 2018 o Mercado Municipal de Viana do Castelo acolhe, às 18 horas o Workshop Receitas Rápidas para o Jantar – Sabores do Outono, dinamizado por um chef de cozinha e um nutricionista. Neste workshop estará ainda presente a DECO, com a ‘Campanha de Olho no Rótulo’. O workshop é de participação gratuita, mas carece de inscrição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.