Merelim S. Pedro: Bracaramotorfest enche o Parque de Gerizes
2025-06-20 às 22h30
Os cuidadores acompanhados por este programa podem beneficiar de até 56 horas anuais para descanso, sendo substituído no seu domicílio ou em contexto de internamento. Têm ainda acesso a apoio psicológico gratuito, inclusive durante o processo de luto, podendo ainda beneficiar de outras respostas de apoio psicossocial.
No âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), a Câmara Municipal de Viana do Castelo já atribuiu mais de 150 horas para descanso aos cuidadores do concelho.
Este resultado foi possível graças ao trabalho próximo da equipa do programa, que no 1.º trimestre do ano reuniu com 27 Juntas e Uniões de Freguesia, párocos de 31 paróquia, 11 estruturas de cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM.
Os cuidadores acompanhados por este programa podem beneficiar de até 56 horas anuais para descanso, sendo substituído no seu domicílio ou em contexto de internamento. Têm ainda acesso a apoio psicológico gratuito, inclusive durante o processo de luto, podendo ainda beneficiar de outras respostas de apoio psicossocial.
De acordo com os dados do programa municipal, a média de idade das cuidadoras informais é de 56 anos e a média de idade das pessoas em situação de dependência é de 74 anos.
Em 63% dos casos, as pessoas em situação de dependência apresentam quadros demenciais como diagnóstico principal. O registo indica ainda que 100% das cuidadoras em acompanhamento são mulheres.
Se precisa de apoio ou conhece alguém que precise, saiba
mais em: https://www.cm-viana-castelo.pt/areas-de-atividade/desporto-e-saude/saude/projetos/programa-municipal-de-apoio-aos-cuidadores-informais ou contate pelo telemóvel 968 489 985.
Recorde-se que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais pretende apoiar os cuidadores informais através da criação de respostas de capacitação, apoio e fomento de pausas ocasionais do cuidador principal em relação à sua tarefa de cuidar, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e qualidade de vida, concedendo apoios provisórios ou prolongados aos cuidadores, até ao máximo de 48 horas ininterruptas, para poderem descansar.
Tem, pois, como objetivos, capacitar continuamente o cuidador para a prestação de cuidados; facilitar o alívio da sobrecarga emocional e física do cuidador, promovendo o acesso a momentos e atividades de descanso e autocuidado; envolver o cuidador numa rede de apoio integrada, aumentando a sua rede de suporte e potenciado o (re)equilíbrio do sistema familiar, tendo como público alvo os cuidadores informais principais, residentes no concelho de Viana do Castelo, com ou sem Estatuto do Cuidador Informal atribuído.
O Município de Viana do Castelo, no âmbito das suas medidas de promoção da saúde, e em particular de promoção da saúde psicológica, candidatou o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais à 4ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Esta rede foi criada com o objetivo de distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais obteve o reconhecimento da RACCI, com a atribuição do selo de mérito – categoria Ouro, para o biénio 2025-2026, de entre um total de 70 autarquias avaliadas.
13 Julho 2025
13 Julho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário