Ferreiros e Gondizalves distinguida com Galardão Eco-Freguesias
2025-06-13 às 06h00
Nesta cidade existe uma importante e respeitada comunidade portuguesa, com muitos vianenses que ali vivem há muitas décadas. Ali, os vianenses trabalharam, criaram famílias, construíram as suas vidas e ajudaram a construir a própria cidade.
Foi, esta quinta-feira, concretizada a geminação do Município de Viana do Castelo com a cidade de Esteban Echeverría, na Argentina. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, deslocou-se à Argentina para concretizar duas geminações, com Mar de Plata e agora Esteban Echeverría.
Nesta cidade existe uma importante e respeitada comunidade portuguesa, com muitos vianenses que ali vivem há muitas décadas. Ali, os vianenses trabalharam, criaram famílias, construíram as suas vidas e ajudaram a construir a própria cidade.
Esta geminação, além de vincular uma relação com grande potencial de cooperação a diversos níveis, significa também o reconhecimento e valorização do trabalho da comunidade portuguesa, em particular as pessoas originárias do concelho vianense nesta cidade da Província de Buenos Aires, na Argentina. Durante a visita, foi ainda visitado o Club Portugués de Esteban Echeverria.
As geminações entre cidades e municípios têm proporcionado a possibilidade de trocas nos mais diversos campos da atividade humana. Viana do Castelo tem adquirido uma experiência muito rica e diversificada neste âmbito, tendo sido por várias vezes reconhecida por organismos internacionais de referência, tais como a Comissão Europeia e a União das Cidades Unidas.
Na proposta de geminação que foi aprovada em reunião de executivo, é referido que Esteban Echeverría pertence à Área Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, afirmando-se como centro de desenvolvimento da região; existe uma valorosa comunidade portuguesa que está inserida na sociedade de Esteban Echeverría, que importa reconhecer e valorizar; a grande importância da contribuição cultural de Viana do Castelo como Capital da Região do Alto Minho e o seu papel estratégico em relação ao fluxo migratório histórico entre Portugal e a Argentina; as afinidades entre Esteban Echeverría e Viana do Castelo constituem oportunidades de desenvolvimento futuro, em múltiplas áreas de cooperação; a vontade manifestada pelo Município de Esteban Echeverría em formalizar uma relação de cooperação e amizade entre as duas cidades, fomentando formas de colaboração nos mais diversos domínios de interesse comum.
O programa de geminação visa, genericamente, o desenvolvimento de projetos de intercâmbio nos domínios de interesse partilhado (ambiente, cultura, ciência, desporto, economia, educação, indústria, tecnologia, entre outras áreas de cooperação), com vista à difusão recíproca da cultura dos dois municípios e ao aproveitamento das oportunidades de cooperação; o envolvimento de parceiros associativos das duas autarquias, dos mais diversos setores, em função do tipo de projeto; a associação de organismos nacionais e internacionais que concorram para o cofinanciamento e partilha de melhores práticas na implementação e desenvolvimento dos projetos.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário