Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Viana do Castelo: Espaços culturais reabrem este mês “com todas as medidas de segurança”
Serviço cultural inicia nova temporada

Viana do Castelo: Espaços culturais reabrem este mês “com todas as medidas de segurança”

Rui Almeida está recuperado da infecção por Covid-19

Viana do Castelo: Espaços culturais reabrem este mês “com todas as medidas de segurança”

Alto Minho

2020-09-16 às 12h00

Miguel Viana Miguel Viana

Teatro Municipal Sá de Miranda está apto a receber vários eventos culturais programados para os meses de Setembro e Outubro. O Centro Cultural de Viana do Castelo tem abertura marcada para 31 de Outubro. Espaços respeitam medidas sanitárias.

O Teatro Municipal Sá de Miranda vai reabrir as portas ainda este mês. A abertura do Centro Cultural de Viana do Castelo está agendada para 31 de Outubro. As duas estruturas estiveram de portas fechadas durante vários meses, devido à pandemia da Covid-19, mas agora vâo reabrir com todas as condições de segurança. A garantia foi dada ontem, em conferência de imprensa, por Carlota Borges, vereadora da Coesão Social e dos Equipamentos Culturais da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“Aquilo que nós pretendemos é que as pessoas entendam que estão estabelecidas todas as condições de segurança e de higiene, para que possam frequentar os nossos equipamentos culturais, quer no teatro, quer no Centro Cultural e até nos museus”, assegurou Carlota Borges.
A pensar na atracção de público ao Teatro Municipal Sá de Miranda e ao Centro Cultural foi já elaborado um programa de eventos, que teve início no passado dia 5 e que se prolonga até 31 de Outubro.
O concerto de reabertura coube à Orquestra ‘Con Spirito’, que regressa ao palco do teatro no próximo sábado.
Entre os dias 25 e 27 deste mês decorre o Terceiro Festival Transfronteiriço Teatro Amador PLATTA, promovido pelo Centro Dramático de Viana /Teatro do Noroeste. “É um festival de teatro amador que será uma festa de teatro com amor”, referiu Carlota Borges”.
Em Outubro, no dia 3, o Teatro do Noroeste leva ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda. a peça ‘Se Isto é um Homem’. “É uma peça forte, uma vez que é um testemunho sobre aquilo que foi o Holocausto” adiantou a vereadora da Coesão Social e dos Equipamentos Culturais.
No dia seguinte (4 de Outubro) decorre o Concerto pela Paz. Este este espectáculo é organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação e conta com a presença dos ‘Contraponto’, dos ‘C de Canto do Colégio do Minho, a ‘Open Dance School e do Centro Dramático de Viana/Teatro do Noroeste.
No dia 9 o Centro Dramático de Viana/Teatro do Noroeste apresenta o Festival de Teatro de Viana do Castelo e um concerto.
Um dos pontos altos da programação está agendado para o dia 18 de Outubro, com o concerto de piano e fado de Mário Laginha e Camané. “Eles lançaram um álbum, de nome ‘Aqui Está-se Sossegado’ e este concerto trará aqui alguns temas desse álbum”, afirmou Cláudia Borges.
O concerto é promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e os bilhetes já estão esgotados.
O Teatro Municipal Sá de Miranda dispõe de 140 lugares sentados, devido à pandemia do Covid-19.
O dia 31 de Outubro marca a reabertura oficial do Centro Cultural de Viana do Castelo (que entre Março e Setembro funcionou como unidade de rectaguarda da Covid-19, mas que nunca chegou a ser necessária), com um concerto dos D.A.M.A..
“Obviamente, no que diz respeito a público, estárá reduzido a metade, mas é seguro participar nas actividades culturais”, realçou a vereadora do pelouro da Coesão Social e dos Equipamentos Culturais da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O Centro Cultural dispõe de 800 lugares sentados, destinados ao público.
Esta programação cultural significou um investimento de cerca de 35 mil euros.
Em Novembro e Dezembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo vai funcionar normalmente, com actividades programadas desde o ano passado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho