Correio do Minho

Braga, terça-feira

Viana do Castelo: Escola de Monserrate está na vanguarda do que de melhor se faz no país
Prevenção e combate a incêndios devem ser transfronteiriços

Viana do Castelo: Escola de Monserrate está na vanguarda do que de melhor se faz no país

Morreu o pai do Serviço Nacional de Saúde

Alto Minho

2018-02-03 às 06h00

Miguel Viana

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou ontem o Laboratório de Comunicação e Ciência da Rede Escolar de Ciências da Escola Secundária de Monserrate. O objectivo é aproximar a ciência da escola.

O Agrupamento de Escolas de Monserrate está na vanguarda do que de bom se faz no país. A constatação foi feita pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração do Laboratório de Educação e Ciência da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, instalado na Escola Secundária de Monserrate.

Realçando que se sentia em casa por conhecer bem a escola. Tiago Brandão Rodrigues frisou ainda que o estabelecimento de ensino dá especial ênfase à formação profissional e classificou a Rede Escolar de Ciências como um projecto inédito a nível nacional. Este agrupamento de escolas e os outros agrupamentos de escolas deste município estão, neste momento, na vanguarda do que de muito bom se faz por todo o pais.

O governante enalteceu ainda a posição assumida pelo agrupamento de escolas no que se refere à autonomia escolar. Senti que esta escola é daquelas que utiliza a autonomia e a flexibilidade curricular com unhas e dentes. Entende verdadeiramente a ferramenta que tem. Esta escola entendeu que quem sabe o que tem de fazer para que a autonomia seja real são as escolas.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, referiu-se também ao agrupamento como exemplar e lembrou a importância do Laboratório de Comunicação e Ciência para a comunidade.

Este laboratório faz parte da Rede Municipal Escolar de Ciência, que tem sete laboratórios. Pretende-se que todo o trabalho que vai ser desenvolvido nos diversos agrupamentos possa ser comunicado, e dessa forma também apresentar os trabalhos dos alunos, dos professores e deste relacionamento que há entre as escolas e as universidades. É uma marca importante, declarou José Maria Costa.

O autarca revelou ainda a intenção de tornar Viana do Castelo num território do conhecimento e esta é a primeira iniciativa das muitas que vamos lançar ao longo de quatro anos.
Os sete laboratórios significaram um investimento municipal de cerca de 200 mil euros.

O director do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Manuel Vitorino, solicitou ao ministro da Educação menos burocracia no que diz respeito à autonomia das escolas.

A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica é constituída pelo Laboratório de Processamento de Amostras em sedimentologia, Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica, Laboratório de Comunicação de Ciência, Laboratório de Processamento de Amostras em Petrologia, Laboratório de Microscopia e Petrografia, Laboratório de Fotogrametria e Laboratório da Memória.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.