Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Viana do Castelo eleita Cidade Atlântica do Ano 2018
Clube Náutico de Prado campeão nacional de Primeiras Pagaiadas

Viana do Castelo eleita Cidade Atlântica do Ano 2018

Marcelo Rebelo de Sousa enaltece “reinvenção permanente” dos viticultores das regiões demarcadas dos Vinhos Verdes e Dão

Alto Minho

2018-02-16 às 15h15

Redacção

O galardão será entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo em Rennes (França), cidade fundadora da Rede das Cidades o Arco Atlântico no próximo dia 13 de março.

A Conferência das Cidades do Arco Atlântico atribuiu a Viana do Castelo o título de Cidade Atlântica do Ano 2018, distinção que pretende dar visibilidade aos esforços das cidades atlânticas em encontrar modelos sustentáveis e adaptados à identidade geográfica onde se inserem.

Criada em 2000, a Conferência das Cidades do Arco Atlântico representa hoje mais de duzentas autoridades locais da costa atlântica europeia, num trabalho em rede que se relaciona diretamente com as diversas instituições comunitárias, designadamente no que toca ao diálogo para a afetação de fundos estruturais da Comissão Europeia, do grupo URBAN do Parlamento Europeu e do Programa INTERREG Espaço Atlântico.

Este reconhecimento surge de uma candidatura baseada na estratégia local que reflete os valores, as ações e as ambições do Arco Atlântico e que passam pelo mar, pelo património, pela inovação e pela luta contra as alterações climáticas. A distinção para cidade do Ano 2018 segue-se às das cidades de Brest (França) e de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e foi sujeito a uma avaliação de um júri europeu composto por membros do Atlantic Strategy Group, um comité de especialistas que trabalha com a Comissão Europeia na implementação da Estratégia Marítima Atlântica.

O galardão será entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo em Rennes (França), cidade fundadora da Rede das Cidades o Arco Atlântico no próximo dia 13 de março. A cerimónia terá lugar durante um Seminário Internacional sobre a cultura atlântica, que encerra com a reunião da mesa executiva das Cidades do Arco Atlântico, sendo que 2018 é o ano do património cultural europeu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.