CIM Cávado promove sessão de Design Thinking
2025-05-19 às 10h00
A Bênção das Pastas reuniu ontem centenas de estudantes do IPVC no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Agonia. O bispo de Viana pediu aos finalistas que sejam semeadores de esperança.
A tradicional Celebração Eucarística de Bênção das Pastas coloriu o recinto do Santuário de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana do Castelo. A Eucaristia, que pela primeira vez foi presidida por D. João Lavrador, congregou largas centenas de estudantes, acompanhados por familiares, amigos, professores e directores das diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Na sua homilia, o bispo diocesano salientou a importância da missão confiada àqueles que acabam agora os seus cursos. “Toda a vossa preparação académica foi uma capacitação para melhor servir os irmãos, dando preferência aos mais marginalizados, excluídos, pobres e abandonados. Somos interpelados por uma sociedade onde reina a violência, a guerra, na qual tantos gemidos se dirigem aos nossos ouvidos para que os escutemos na esperança de obter da nossa parte uma resposta às suas necessidades”, afirmou.
D. João Lavrador disse ainda, aos finalistas, que são muitos os desafios que os esperam, convidando-os a olhar para o futuro com esperança. “São muitos os desafios que vos são lançados no plano social, económico, laboral, na preservação de uma ecologia digna do ser humano, na protecção dos mais frágeis e na promoção de uma cultura de paz alicerçada na justiça e na fraternidade. Contudo, ressoa a mesma voz dos últimos Papas que, a exemplo de Jesus Cristo, nos alertam dizendo: não tenhais medo”.
O bispo de Viana do Castelo pediu, por conseguinte, aos finalistas que sejam peregrinos e semeadores de esperança.
A celebração, que teve o seu ponto alto com a Oração de Bênção das Pastas, ficou ainda marcada pelo juramento de Nightingale, feito pelos finalistas do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde.
Presentes na celebração, a vice-residente do IPVC e o presidente da Federação Académica tiveram palavras de ânimo para com os estudantes finalistas.
A Eucaristia de Bênção das Pastas, organizada pela Federação Académica do IPVC e pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, marcou o início da Semana Académica, que decorre até sábado em Viana do Castelo.
25 Maio 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário