Centro Social e Paroquial de Rio Caldo aumenta resposta da ERPI
2024-12-11 às 06h00
Ministério Público pediu julgamento dos eleitos, mas estes assumiram os erros em contratações públicas e optaram pelo pagamento voluntário de multas.
O presidente, tesoureiro e duas secretárias da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, concelho de Viana do Castelo, pagaram entre 2 550 e 7 650 euros de multas por infracções financeiras relacionadas com empreitadas e outros contratos.
A informação consta de uma auditoria e duas sentenças do Tribunal de Contas, que indicam que o Ministério Público requereu o julgamento dos membros do executivo, mas todos pediram o “pagamento voluntário da multa” e o procedimento “foi extinto”.
De acordo com as sentenças de 2024, as infracções ocorreram entre 2015 e 2021 e levaram o presidente da União de Freguesias a pagar 7 650 euros, ao passo que as secretárias pagaram 2 550 euros.
Uma das secretárias, Jerusa Lopes, indicou que também o tesoureiro do mandato anterior pagou 5 000 euros.
A secretária assinala que “não foram identificados quaisquer actos que configurem práticas criminosas” e “o que de facto ocorreu foram lapsos nos procedimentos internos relacionados com as obrigações da contratação pública na Junta de Freguesia nos mandatos de 2013-2017 e 2017-21”.
“Estes erros foram reportados e prontamente corrigidos e ajustados de forma rigorosa, com o objectivo de alinhar todas as práticas da autarquia ao cumprimento das exigências legais em vigor, o que por desconhecimento técnico e escassez de recursos humanos não aconteceu anteriormente”, justificou.
Segundo o TC, estão em causa a “adjudicação de empreitadas aos mesmos operadores económicos após ultrapassagem dos valores acumulados permitidos” e “pagamentos efectuados antes ou sem publicitação dos contratos no portal Base”.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, comentou ontem que os eleitos para as juntas de freguesia, nomeadamente os independentes, “têm autonomia e são responsáveis pelos seus actos”.
O autarca respondeu a uma interpelação do vereador do PSD, Paulo Vale, na reunião camarária, sobre o caso que envolve o presidente, tesoureiro e duas secretárias da União de Freguesias
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário