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Viana do Castelo apresentou novo mercado municipal

Alto Minho

2021-01-27 às 13h00

Redacção Redacção

O edifício proposto recupera alguns dos arquétipos existentes no edifício do mercado municipal do final do século XIX.

O Novo Mercado Municipal de Viana do Castelo vai nascer no local onde está atualmente o Edifício Jardim, tendo sido projetado para o local onde, originalmente, estava localizado.
Orçado em cerca de nove milhões de euros, este projeto da Câmara Municipal tem como objetivos principais oferecer um novo tecido comercial mais diversificado e profundo; integrar-se com a envolvente comercial, de lazer e cultural; otimizar a utilização do espaço durante um período alargado de funcionamento; e constituir-se como um edifício que dá respostas funcionais às atividades que integra. Pretende-se que seja um centro dinamizador e atrativo e promovendo novas vivências.
O edifício proposto recupera alguns dos arquétipos existentes no edifício do mercado municipal do final do século XIX, nomeadamente os volumes de remate nas esquinas do edifício e a definição de um eixo central de comunicação entre as fachadas norte e sul. A volumetria e a caraterização das fachadas traduz a funcionalidade interior e a sua relação com a envolvente, protegendo, no interior, os espaços que, pelas suas características, se destinam aos produtos mais perecíveis; em simultâneo, expõe ao exterior aqueles que, pela sua natureza, têm essa ligação natural com a rua ou a praça.

MERCADO MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO

Produtos Frescos e Tradicionais:
Peixe, carnes, hortícolas e flores
Grande Aposta no pescado de Viana do Castelo

28 lojas
no piso 0 - 12 lojas nas quais se incluem 5 talhos. Dois dos espaços poderão ser cafetaria;
no piso 1 – 16 lojas

Bancas no interior: 56 bancas
Pescado 16 bancas
Hortofrutícolas 20 bancas
Charcutaria 2 bancas
Padaria 2 bancas
Vinhos 2 bancas
Artesanato 2 bancas
Flores 12 bancas

160 Bancas Exteriores para o mercado de produtos das freguesias

Outras Funções:
Serviços Públicos de atendimento
Posto de Informação Turística
Lojas de Artesanato
Lojas de Produtos Regionais Locais
Espaços para eventos culturais e promoção de produtos locais como os “showcookings”


Mobilidade:
Fácil acessibilidade
Estacionamento subterrâneo: 100 lugares, nos quais se incluem 3 lugares reservados a deficientes e 8 para viaturas elétricas

Paragens de Autocarro
Fácil acesso automóvel
Ligação entre parques de estacionamento
Ciclovias

Fácil relacionamento com o Jardim Público para associar a eventos culturais.

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