Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Viana do Castelo: Antigo Matadouro do município com nova vida
Reflorestação da Rota da Biodiversidade da Penha avança com a plantação de 470 árvores

Viana do Castelo: Antigo Matadouro do município com nova vida

Candidatura em risco por falta de competências

Viana do Castelo: Antigo Matadouro do município com nova vida

Alto Minho

2025-02-12 às 10h30

Redacção Redacção

Intervenção de reconversão do espaço para o projecto Viana STARS inicia em breve, após aprovação com investimento de 6 milhões de euros.

Citação

O edifício do antigo Matadouro Municipal Viana do Castelo sofrerá intervenções que o irão tornar num espaço criativo e comunitário, resultado da obra de reconversão para o projecto Viana STARTS. Um investimento consignado de 3,2 milhões de euros que se baseia no espírito da Ciência + Tecnologia + Arte, que assenta nos valores do Novo Bauhaus Europeu.
A obra prevê um prazo de execução de 420 dias e traz à cidade um edifício com a iniciativa criativa e interdisciplinar ‘New European Bauhaus’ que irá proporcionar um espaço de encontro para criar futuros modos de vida, uma interligação entre a arte, a cultura, a inclusão social e a tecnologia. Este empreendimento visa aproximar o Pacto Ecológico Europeu aos locais de habitação e mobilizar um esforço colectivo na construção de um futuro sustentável, inclusivo e estético.
Luis Nobre, presidente da Câmara Municipal, destacou que o compromisso com a sustentabilidade “está no centro do projecto e durante a reabilitação do edifício serão desenvolvidas e testadas pelo menos 20 novas soluções inovadoras com enfoque na eficiência energética e na economia circular. Algumas dessas soluções poderão, no futuro, servir outros edifícios aqui ou em qualquer outra parte do mundo”, frisou.
Vão ser utilizadas diversas soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, com baixo teor de carbono e com princípios da economia circular.
A reabilitação e reconversão do edifício corresponde a um projecto aprovado no âmbito do Programa Iniciativas Urbanas Europeias, com um investimento de quase 6,25 milhões de euros e com um cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional num montante de cerca de 5 milhões de euros. Vão ser utilizadas diversas soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, com baixo teor de carbono e com princípios da economia circular.
Obra com demolição, reabilitação e construção nova, mas prevê preservar a imagem do conjunto edificado existente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho