Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Viana do Castelo adjudica por 3,3 ME construção de laboratório digital
Faz Cultura cria coro comunitário com doentes oncológicos e seus cuidadores

Viana do Castelo adjudica por 3,3 ME construção de laboratório digital

Montalegre pede investimentos na requalificação das estradas

Viana do Castelo adjudica por 3,3 ME construção de laboratório digital

Alto Minho

2024-12-10 às 21h30

Redacção Redacção

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a adjudicação e a minuta do contrato de reconversão do antigo matadouro em laboratório de inovação digital alimentado a hidrogénio, por 3,36 milhões de euros.

Citação

O projecto, designado VIANA S+T+ARTS CENTRE, foi adjudicado à empresa Baltor e tem um prazo de execução de 420 dias.

Segundo a minuta do contrato, o valor total da empreitada é distribuído pelos orçamentos de 2025, em mais de 2,6 milhões de euros e, 2026, no montante de 719.818,13 euros.

O laboratório, a construir na União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Miadela, insere-se num investimento global de 6,2 milhões de euros, financiado em cerca de cinco milhões de euros pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto prevê a preservação da imagem formal do conjunto edificado existente, propondo-se “a reconstrução, com tecnologia compatível, das coberturas de telha com estrutura de madeira (introduzindo impermeabilização e isolamento térmico e melhorando assim a resposta global construtiva dos edifícios) e a reabilitação dos rebocos exteriores que são elementos essenciais da caracterização formal dos edifícios”.

Na área exterior a sul, vão ser “criadas as condições para a implantação de contentor para instalação de todo o equipamento técnico necessário à produção de energia a hidrogénio, assim como para a futura implantação de uma casa que se move”.



Vai ainda ser “construído um novo edifício a poente do edifício central que garanta um amplo espaço de trabalho, de caráter flexível e divisível com partições interiores”.

O projeto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal no edifício do Viana Starts “vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular”, indica o município.

O edifício irá ter elevada eficiência energética, prevendo-se que o excesso de energia renovável obtida num sistema híbrido fotovoltaico e eólico seja armazenada num sistema a hidrogénio, pioneiro a nível nacional em edifícios públicos.

“A solução de reserva de energia à base de hidrogénio será utilizada quando a energia do sol ou do vento não puder ser utilizada, por exemplo para o período noturno ou em períodos menos ventosos”, explica o município.

O Viana Starts irá ter um laboratório criativo e comunitário, baseado no espírito da Ciência + Tecnologia + Arte, para que este seja um futuro espaço de criação.

“Até final do ano, a câmara municipal deverá avançar com o início da obra de reabilitação, que irá ser concluída até final de 2026”, acrescenta.

A Associação Juvenil de Deão, o Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a Inova+, o Dinamo10 – Creative Hub, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo são os parceiros da autarquia neste projeto.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho