Correio do Minho

Braga, quinta-feira

“Verdadeiro parque ecológico” traz nova dinâmica ao Picoto
Caminhada Noturna na Póvoa de Lanhoso juntou mais de 400 participantes

“Verdadeiro parque ecológico” traz nova dinâmica ao Picoto

Guimarães preparada para a festa da Liga das Nações

Braga

2019-03-21 às 10h00

Patrícia Sousa

O Monte Picoto tem uma nova atracção: Picoto Park. O parque aventura dispõe de inúmeras actividades e no dia de abertura as verbas vão reverter para instituições sociais da cidade.

Contrariando a “má fama” que o Monte Picoto sempre teve e o facto de “ninguém acreditar” no projecto, por ser “um sítio improvável”, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga assegurou que “tudo foi ultrapassado com um relacionamento de proximidade e entendimento”. “A melhor parceria público-privada que o município alguma vez fez”, como assumiu ontem Altino Bessa, abre sábado como um “verdadeiro parque ecológico” e com cariz 100 por cento solidário, já que a receita desse dia vai reverter para sete instituições sociais do concelho.
O Picoto Park, situado numa área de 14 000m2, oferece várias actividades de lazer activo direccionado para o público em geral, para escolas e empresas.
A ideia surgiu entre conversas e o concurso público passou por três fases, sendo que só há terceira é que foi concretizado de “uma forma completamente transparente”, garantiu o vereador, lembrando que a autarquia disponibilizou o terreno, o promotor fez o investimento de cerca de 230 mil euros e agora terá que pagar uma renda mensal.
“Tentamos aproveitar o espaço ao máximo, integrando as 14 actividades/áreas disponíveis e reutilizando muitos materiais. Somos um parque de diversões ecológico e de aventura, onde as actividades, excepto o mini-golfe, têm acompanhamento permanente”, informou o promotor do Picoto Park, António Mirra, durante uma visita ao espaço, realçando a “forte componente ambiental”. “Procuramos consciencializar de forma sustentada, práticas e estilos de vida saudáveis e ecológicas, que encontram reflexo, entre outras, na área de diversão Ecofun, um espaço de diversões infantis totalmente construída em madeira”, adiantou aquele responsável, referindo ainda que o bar do parque estará disponível com menus e produtos biológicos e saudáveis.
E mesmo antes de abrir, o Picoto Park tem já a agenda das férias da Páscoa preenchida. “Só com a rede de contactos temos marcados grupos de 500 a 600 pessoas por dia”, informou António Mirra, admitindo que o objectivo é agora trabalhar junto das unidades hoteleiras, já que o parque será também “o ponto de partida” para actividades aquáticas no Rio Cávado e no Parque Nacional da Peneda Gerês.
O parque vai estar aberto de terça-feira a domingo das 10 às 19 horas, sendo que entretanto, às sextas-feiras vão realizar-se das 17 às 19 horas happy hour para apreciar o pôr-de-sol.
No sábado, todas as receitas vão reverter a favor de sete instituições (Quercus, APPACDM, Patronato Nossa Senhora da Luz, Centro Novais e Sousa, Oficinas S. José, Rosa Vida e Bombeiros Voluntários de Braga).
“Braga vai ter muito a ganhar com este novo espaço, porque vai cativar a população para as actividades disponíveis. Depois não podíamos ficar alheios a esta iniciativa que vai ter um fim solidário, já que como empresa temos responsabilidade social”, justificou Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo Costa, que falou em nome dos vários empresários que apoiam a ideia.
Paulo Morais, da Rosa Vida, falou, entretanto, em nome das instituições que vão beneficiar desta actividade solidária. “A cidade merece este espaço e as instituições também vão estar activas”, referiu aquele responsável, anunciando a realização da corrida internacional ‘Race for the cure’ se vai realizar em Braga no dia 29 de Setembro, sendo que no mesmo dia o Picoto Park acolhe o sunset associado à iniciativa.
Já Filipa Meira, que falou em nome dos parceiros, enalteceu “a vista fabulosa de 360 graus sobre a cidade”, agradecendo ao promotor pela “coragem” que teve ao investir no Monte Picoto com um “projecto sustentável”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.