Boas práticas garantem novo reconhecimento
2023-02-05 às 08h03
Parlamento Europeu aprovou em plenário proposta a apresentar à Comissão Europeia para criação de Capital Europeia do Comércio Local.
O plenário do Parlamento Europeu apoiou esta na semana passada, por ampla maioria, a proposta promovida pela Federação Europeia do Comércio ‘Vitrines d'Europe’ de criar uma Capital Europeia do Comércio Local. A proposta foi apresentada em conjunto com os colegas da Barcelona Comercio.
A ACIB — Associação Comercial e Industrial de Barcelos é vice-presidente nas Vitrines d´Europe e integrou a equipa de trabalho que consolidou a proposta final.
Com o apoio desta iniciativa de cidadania, o Parlamento Europeu procura revitalizar e modernizar os modelos de negócio no comércio a retalho, pois recorda que 99% das empresas europeias são PME que empregam perto de cem milhões de pessoas. E muito particularmente procura apoiar as empresas do comércio local.
Desta forma, o Parlamento Europeu pede à Comissão Europeia que elabore uma proposta de Capital Europeia do Comércio de Proximidade (Comércio Local) que tenha como objectivo destacar o “papel fundamental” desempenhado pelo comércio local a retalho na coesão social e na promoção e protecção da diversidade das cidades, vilas e regiões europeias.
Além disso, insta o executivo comunitário a apresentar um programa específico que garanta rubricas orçamentais que contribuam diretamente para ajudar e colmatar os desafios e problemas do comércio local, como a concorrência desleal, o comércio electrónico e as pressões decorrentes do aumento do custo da energia e da inflação.
Para João Albuquerque, presidente da ACIB e vice-presidente das Vitrines d’Europe, “este é um momento histórico para o Comércio Local pois pela primeira vez o Parlamento Europeu pronuncia-se favoravelmente por este tipo de Comércio e reconhece a sua importância estratégica.
Refere igualmente “que esta aprovação pelo Parlamento Europeu vem confirmar a defesa rigorosa e profissional que a ACIB faz do Comércio Local, bem como todo o seu trabalho nas instâncias europeias e na cooperação com outras congéneres”.
29 Março 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário