Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Veículo de comando e comunicações reforça resposta dos Sapadores
Vizela prepara inauguração do alargamento do cemitério de Tagilde

Veículo de comando e comunicações reforça resposta dos Sapadores

Realidade do Turismo Equestre debatida em Esposende

Veículo de comando e comunicações reforça resposta dos Sapadores

Casos do Dia

2024-06-23 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Bombeiros Sapadores têm um veículo de comando e comunicações, que pode ser usado em grandes eventos e em situações de catástrofe. Viatura foi oferecida pela Torrestir e apetrechada pelo Município.

Citação

Os Bombeiros Sapadores de Braga contam agora com um novo veículo de comando e comunicações, um equipamento que está ser usado pela primeira vez nas Festas de São João.
Na apresentação da viatura, ontem de manhã, o vereador Altino Bessa realçou que nenhuma corporação de bombeiros da região está apetrechada com este recurso. Apenas o Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Cávado tem uma viatura semelhante.
A viatura foi oferecida pela empresa Torrestir e, posteriormente, adaptada e equipada pelo Município para a função que lhe está destinada. O investimento municipal no apetrechamento foi de de 62 mil euros.

“Trata-se de uma viatura de comando e comunicações que tem como objectivo montar um posto de comando de operações, quer em cenários de catástrofe, como grandes incêndios florestais, ou em grandes eventos, como é o São João”, explicou o vereador da Protecção Civil, real- çando que a viatura “está a ser testada precisamente no São João e para este posto de comando é remetida toda a operação que está a decorrer na cidade, em conciliação com as forças de segurança, nomeadamente com a PSP, a Polícia Municipal, os Bombeiros Sapadores, os Bombeiros Voluntários e a coordenação da Protecção Civil”.
Altino Bessa realçou ainda que que a viatura está equipada com os mais recentes sistemas de comunicação, com telefone e internet via satélite, pelo funciona perfeitamente em locais ermos.

Neste contexto, Nuno Osório, comandante dos Sapadores, acrescentou que que em termos de comunicações, esta viatura é 99,99% infalível. “Aquando do incêndio em Pedrógão Grande o veículo quando estava em zonas de sombra não permitia comunicações com o posto de comando, mas aqui isso não pode acontecer devido à possibilidade de comunicação via satélite. O veículo tem todas as possibilidades de comunicação via rádio, desde banda marítima, banda aeronáutica e SIRESP”, especificou.
O comandante dos Sapadores disse ainda que apesar de o veículo ser operacionalizado pelos Sapadores, “está sempre disponível para ser utilizado” pela coordenação da Protecção Civil Municipal e para todos os eventos, de maneira a ser rentabilizado.
Já o coordenador da Protecção Civil Municipal, Vítor Azevedo, notou que este veículo “é mais uma prova do investimento que, nos últimos anos, vem sendo realizado a nível da Portecção Civil e dos Bombeiros Sapadores”.
Na sessão participou ainda o presidente da Junta da UF de S. Lázaro e S. João do Souto, Miguel Pires, que considerou “este o veículo é uma mais-valia em termos de segurança”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho