Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Vaudeville Rendez-Vous coloca três cidades de “pernas para o ar”
‘Norte 2020’ tem 500 milhões de euros para investimentos

Vaudeville Rendez-Vous coloca três cidades de “pernas para o ar”

Guimarães convida a ‘Curtir Ciência’

Braga

2018-07-11 às 19h31

Redacção

Mais influente festival de circo contemporâneo da região norte organiza várias oficinas para todas as idades e ainda ações de sensibilização

O circo contemporâneo é também andar de “pernas para o ar”. Daqui a duas semanas, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous vai encher as ruas e espaços públicos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão (cidades que cofinanciam o projeto) com muitas atividades gratuitas, incluindo 21 apresentações de espetáculos de reputadas companhias internacionais e artistas emergentes, bem como workshops e ações de sensibilização junto da comunidade para dinamizar a região e formar novos públicos. Promovido pelo Teatro da Didascália, o mais influente festival de circo contemporâneo da região norte decorre entre 25 e 28 de julho, assinalando o seu quinto aniversário.
 
Vamos todos “voar”?
Durante a programação do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, a comunidade é convidada a fazer uma “viagem” de iniciação pelos três pilares essenciais do circo – malabarismo, equilíbrio e acrobacia aérea –, através de várias oficinas que se realizam nas três cidades, abrindo esta linguagem para curiosos de todas as idades. Os workshops são orientados pelo Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) e realizam-se nos dias 26 e 27 de julho, às 10h00, e no dia 28, às 14h00. As inscrições podem ser feitas no website do Teatro da Didascália: www.teatrodadidascalia.com.
 
Qual o futuro das artes circenses em Portugal?
“A região tem vindo a observar nos últimos anos uma forte dinâmica ligada ao circo contemporâneo que, de forma inusitada a nível nacional, agrega um pensamento sistemático sobre esta linguagem, espelhado na programação regular de circo nos seus principais teatros e num contexto privilegiado ao nível da formação”, refere Bruno Martins, diretor artístico do Vaudeville Rendez-Vous. Prova disso mesmo, foi o surgimento de um curso avançado de especialização em circo no INAC e a criação do primeiro curso profissional de circo da região norte do país (em Famalicão) e o segundo do género a nível nacional (numa parceria entre o INAC e a ACE Famalicão).
 
Inspirado na consolidação do triângulo Braga, V. N. de Famalicão e Guimarães para a afirmação do circo contemporâneo e ainda de olhos postos na nova geração de artistas que começam a surgir no contexto nacional, o Festival propõe um debate sobre o tema – “O que fazer com esta nova vaga?” – para uma reflexão que é essencial entre os criadores emergentes e o mercado de trabalho. A iniciativa acontece no dia 28 de julho, às 16h00, no GNRation (Braga).
 
Programadores estrangeiros conhecem projetos e artistas nacionais
Finalmente, com acesso restrito a programadores e agentes culturais, promove-se a terceira edição do Showcase, um momento de partilha mais próximo e informal de artistas nacionais, junto da comunidade profissional internacional, ligada às artes do circo. Esta iniciativa tem vindo a consolidar-se no panorama cultural, sendo uma oportunidade privilegiada para itinerância dos projetos. A edição deste ano conta com a presença de Thomas Renaud – Maison de Jonglages (França); Steven De Jonge – Festival Miramiro (Bélgica); Alfred Konijnenbelt – Festival Spoffin (Holanda); e Isabel Joly – Federação Europeia de Escolas Profissionais de Circo (França). O evento acontece no dia 27 de julho, às 11h00, no CIAJG (Guimarães) e a inscrição é gratuita, podendo ser efetuada através de formulário próprio em www.teatrodadidascalia.com.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.