Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
“Vamos voltar a ter a melhor feira de fumeiro do país”
CIAB é 2.º centro do país com maior resolução de conflitos

“Vamos voltar a ter a melhor feira de fumeiro do país”

Onda guerreira vai inundar Chaves

“Vamos voltar a ter a melhor feira de fumeiro do país”

Vale do Ave

2023-02-04 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Feira do Fumeiro de Vieira do Minho decorre no próximo fim-de-semana e conta com a presença de 25 produtores. Vão ser comercializadas cerca de 20 toneladas de fumeiro.

Citação

Vinte e cinco produtores de fumeiro e 30 expositores vão marcar presença na 15.ª Feira do Fumeiro, que decorre entre os dias 10 e 12 deste mês. O certame foi apresentado ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso.
Ao longo dos três dias devem ser comercializadas cerca de 20 toneladas de fumeiro.
“Estamos convencidos que se as condições climatéricas assim o permitirem teremos, de novo, a maior feira de fumeiro do país. Estamos em crer que depois de um interregno de três anos (devido à pandemia de Covid-19) vamos ter uma grande feira do fumeiro”, apontou António Cardoso.

O certame pretende promover as principais actividades económicas do concelho, mas também a gastronomia tradicional. O programa é variado e conta com uma novidade, as chegas de bois no Parque dos Moinhos.
A Feira do Fumeiro integra o programa ‘Sentir Vieira’ que decorre ao longo de todo o ano.
Vieira Leite, da Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho, garantiu que todos os produtos de fumeiro da exposição são previamente inspeccionados.

“Há um corpo técnico de três médicos veterinários, que fazem a inspecção de todos os produtos antes de entrarem na feira. Todos os produtores têm de ter o número de controlo veterinário e têm formação de cortadores de carne para o efeito. Só depois é que o produto pode ser exposto nas bancas. As balanças também são aferidas”, disse Vieira Leite.
Todos os animais das chegas de bois são originários de Vieira do Minho.
O investimento municipal na feira é na ordem dos 25 mil euros e pode resultar num retorno financeiro, na ordrem dos 250 a 300 mil euros.
Entretanto decorre, hoje e amanhã, nos restaurantes do concelho, o Fim-de-Semana Gastronómico dedicado ao cozido à portuguesa. No dia 11 decorre a Caminhada em família, na Serra da Cabreira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho