Correio do Minho

Braga,

- +
Vacina anti-Covid-19 chegou ao Lar de Santa Cruz
Guerreiros sem alma e velocidade para dar a volta a castores eficazes

Vacina anti-Covid-19 chegou ao Lar de Santa Cruz

Vizela testa 82 alunos após isolamento

Vacina anti-Covid-19  chegou ao Lar de Santa Cruz

Braga

2021-01-14 às 07h00

Miguel Viana Miguel Viana

CENTO E CINQUENTA utentes e profissionais receberam ontem a primeira vacina. Processo idêntico decorreu no Asilo de S. José.

Cerca de 150 utentes e funcionários da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Irmandade de Santa Cruz receberam ontem a primeira dose da vacina contra o Covid-19.
A vacina há muito que era esperada pelos utentes da ERPI, a primeira do concelho de Braga a receber a vacina.
“Ficamos na história por seremos a primeira da zona a avançar com esta operação (vacinação). Também fizemos muita insistência junto da Delegação de Saúde, pela preocupação que tínhamos com a saúde e o bem- -estar dos nossos utentes e do nosso pessoal. Temos a movimentação de dezenas de pessoas por dia e era um foco latente para que pudesse haver infectados”, indicou Luís Rufo, provedor da Irmandade de Santa Cruz.
A vacinação abrangeu todos os utentes, que estavam ansiosos por tomar a vacina.
“Os nossos utentes estavam com muita ansiedade e com muita vontade e muito desejo de que as vacinas já tivessem sido administradas. Os familiares, têm insistido junto da Provedoria e da Direcção Técnica têm insistido para que a vacina seja aplicada”, disse Luís Rufo.
A primeira a tomar a vacina, por indicação da Direcção-Geral de Saúde, foi Conceição Matos, de 73 anos, ex-funcionária e utente da instituição. Seguiu-se o Provedor da Irmandade de Santa Cruz, Luís Rufo.
A enfermeira responsável pela vacinação Covid no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Braga, Maria do Céu Ameixinha, referiu que ontem foi “dia histórico para os lares de Braga”, e que o processo foi antecipado. “Tínhamos previsto começar para a semana, houve a possibilidade de anteciparmos e nós já estávamos preparados para esta eventualidade”.
Além da Irmandade de Santa Cruz, também o Asilo de S. José deu ontem início à vacinação, tendo sido administradas outras 150 vacinas.
Na área do ACES Braga a va-cinação vai acontecer em cerca de 60 lares. A vacinação é fei- ta por duas equipas de seis pessoas cada uma. “Havendo mais vacinas, teremos mais equipas”, disse Maria do Céu Ameixi- nha.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho