Correio do Minho

Braga,

- +
Universidade Lusíada regista sucesso de projecto de “ensino humanista”
Futebol de Caricas: trajectória ascendente, com escala em Braga

Universidade Lusíada regista sucesso de projecto de “ensino humanista”

“Padel é um desporto que pode ser praticado por todos”

Universidade Lusíada regista sucesso de projecto de “ensino humanista”

Ensino

2023-05-14 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Cartas de curso foram ontem entregues a dezenas de diplomados da Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão. Na cerimónia, o chanceler relevou as mais de três décadas de afirmação da instituição de ensino superior na região.

Citação

O chanceler da Universidade Lusíada, João Duarte Redondo, afirmou ontem, na sessão solene de entrega de cartas de curso a diplomados no ‘campus’ de Vila Nova de Famalicão, que o percurso da instituição “nunca foi fácil”.
O também presidente do conselho de administração da Fundação Minerva, instituidora deste estabelecimento de ensino privado, recordou o “risco” que foi, há mais de 30 anos, “trazer o ensino superior para uma cidade onde ele não existia”.
João Duarte Redondo sublinhou o sucesso alcançado pela Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão, 33 anos passados sobre a realização da primeira aula.

O chanceler da Lusíada destacou que a instituição conta actualmente com mais de seis mil alunos, distribuídos pelas cidades de Lisboa, Porto e Vila Nova de Famalicão, onde trabalham cerca de três centenas de professores e investigadores e 150 funcionários ténicos e administrativos.
João Duarte Redondo apontou, por outro lado, o investimento que a Universidade Lusíada faz ao nível da investigação e inovação, reflectido em cinco centros acreditados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Na cerimónia em que foram entregues as cartas de cursos a alunos diplomados no ano lectivo 2021-2022, bem como prémios de mérito, o chanceler recordou a figura de Manuel Martins da Cruz como decisiva para a instalação e afirmação da Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão.

Na mesma sessão, o reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’ Oliveira Martins, considerou o último ano “cheio de realizações” para esta instituição de ensino superior, “um projecto educativo de sentido humanista”.
Nuno Hélder Oliveira, ex-aluno de licenciatura e mestrado da Universidade Lusíada, relatou, na sessão de ontem, o sucesso do seu percurso profissional, após a formação adquirida na área da Contabilidade, chamando a atenção dos recém diplomados para a necessidade de formação contínua ao longo da vida, ideia também subscrita por João Alves, vice-presidente da Associação Académica, actualmente a frequentar curso de mestrado.

Antes da sessão solene da entrega de cartas de curso, dia solene e de festa não só para os novos estudantes graduados que cumpriram mais uma etapa da sua formação, mas também para os familiares e amigos que querem participar neste momento único do percurso académico realizou-se, na Igreja Matriz Nova de Vila Nova de Famalicão, uma missa de acção de graças, presidida pelo arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, e com a participação do padre José Paulo Pereira, da capelania da Universidade Lusíada.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho