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Universidade do Minho: Investigadora vence prémio nos EUA
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Universidade do Minho: Investigadora vence prémio nos EUA

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Universidade do Minho: Investigadora vence prémio nos EUA

Vale do Ave

2019-05-26 às 19h24

Redacção Redacção

A investigadora, juntamente com os professores Filipe Silva, Óscar Carvalho, Sandra Carvalho, da Universidade do Minho, e o Engenheiro Luís Sobral, da empresa MAHLE, desenvolveram um novo tribómetro, equipamento para caraterização de desgaste e atrito de componentes de motor, nomeadamente segmentos de pistões e camisas de motor.

Rita Ferreira, investigadora no CMEMS-Centro de Micro Sistemas Electro Mecânicos, e no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi galardoada com o prémio de melhor póster, entre 125 concorrentes, na 22ª Conferência Mundial de Desgaste e Atrito – WEAR, maior e mais prestigiada conferência a nível mundial, na área mencionada, realizada recentemente na Flórida, EUA, com mais de 500 participantes. Este prémio é patrocinado pela empresa BRUKER, uma das maiores e mais prestigiadas empresas mundiais de equipamentos para a área de investigação em materiais.
A investigadora, juntamente com os professores Filipe Silva, Óscar Carvalho, Sandra Carvalho, da Universidade do Minho, e o Engenheiro Luís Sobral, da empresa MAHLE, desenvolveram um novo tribómetro, equipamento para caraterização de desgaste e atrito de componentes de motor, nomeadamente segmentos de pistões e camisas de motor. Juntamente com o equipamento foram definidas metodologias de análise e caraterização deste fenómeno tribológico, responsável por uma boa parte do consumo de combustíveis nos automóveis.

A investigadora Rita Ferreira está a realizar o seu doutoramento num trabalho entre a Universidade do Minho e a empresa MAHLE, sediada em Murtede, Cantanhede, e líder mundial de componentes para motor, num tema relacionado com o desenvolvimento de uma nova classe de componentes multi-funcionais, em particular de segmentos de motor. Este novo conceito de componentes é caraterizado por ter uma superfície que possui múltiplos materiais com diferentes funções, que permitem que a superfície do componente possua, de forma simultânea, funções de resistência ao desgaste, de redução de atrito, de preservação de óleo, de reservatório para resíduos do óleo, de lubrificação, entre outras funções, fundamentais para o otimização do desempenho dos motores, em particular para a redução de combustível.

A investigadora divide a sua atividade entre a empresa MAHLE e o centro CMEMS, centro avaliado com a classificação de Excelente, pela FCT. O centro CMEMS desenvolve novos sistemas de materiais e componentes com capacidades multi-funcionais, inspirados no funcionamento dos sistemas vivos existentes na natureza, e tem despertado o interesse de múltiplas empresas nacionais e internacionais, em setores tão diversos como o aeronáutico, automóvel, médico, bens de equipamentos, entre outros.

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