Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia o sector da restauração
2010-03-05 às 06h00
Carlos Pazos, docente e investigador da Universidade do Minho, venceu a edição deste ano do Prémio Carvalho Calero de Ensaio, promovido pelo município de Ferrol, na Galiza. Trabalho foi sobre a ‘Trajectória de Alfredo Guisado e a sua relação com a Galiza’.
O docente e investigador da Universidade do Minho (U.M.), Carlos Pazos, concorreu pela primeira vez a um prémio e ganhou. A tese de mestrado sobre ‘Trajectória de Alfredo Guisado e a sua relação com a Galiza (1910-1921)’ recebe hoje, no município de Ferrol, na Galiza, o Prémio Carvalho Calero de Ensaio. “Esta foi uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido e um estímulo para continuar a investigar”, confidenciou Carlos Pazos.
Docente do Centro de Letras do Instituto de Ciências Humanas da U.M., Carlos Pazos está inserido no Departamento de Estudos Românicos, na área de Estudos Espanhóis e actualmente está a dar aulas de Literatura e Cultura de Língua Espanhola.
“O meu trabalho é fruto de uma tese de mestrado que defendi na U.M. e que foi orientada pelo professor Carlos Manuel Ferreira da Cunha, da U.M., e pelo professor Elias J. Torres Feijó, da Universidade de Santiago de Compostela”, explicou.
Em mãos, Carlos Pazos tem já o trabalho de doutoramento na área da Cultura. “Vou, para além de continuar a estudar a trajectória deste escritor português, trabalhar sobre as relações culturais na Península Ibérica”.
Este prémio promovido anualmente pelo município de Ferrol tem duas categorias: de ensaio e criação (poesia, literatura). “Es- te prémio tem o nome de um filósofo galego, que é muito conhecido em Portugal. Além disso, o prémio aceita trabalhos escritos em português”, referiu Carlos Pazos, sublinhando o facto do prémio significar “uma obra em português publicada em Espanha”. Para além da publica- ção da obra, o investigador recebe hoje 3600 euros pelo pré- mio.
Este trabalho de investigação “tenta esclarecer a trajectória cultural e literária de um escritor português que é pouco conhecido no âmbito cultural e literário. Normalmente, Alfredo Guisado é invocado como autor ligado ao primeiro modernismo português”, explicou Carlos Pazos. E acrescentou: “o escritor é descendente de imigrantes galegos em Lisboa e mantinha ligações com a Galiza. Alfredo Guisado envolveu-se em movimentos políticos e culturais galegos como o agrarismo e o galeguismo”.
26 Fevereiro 2021
26 Fevereiro 2021
Eurodeputada do PCP alerta para “situação dramática” da restauração
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário