Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Universidade Católica promove campanha de apoio às vítimas dos incêndios
Alto Minho reclama redução de portagens na A3

Universidade Católica promove campanha de apoio às vítimas dos incêndios

Jovens detidos em Esposende por alegado tráfico de droga

Braga

2017-11-13 às 07h55

Redacção

Na sequência dos incêndios que deflagaram em todo o país, incluindo no concelho de Braga, em meados de Outubro, os alunos da licenciatura de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, uniram forças e estão a promover uma iniciativa de apoio às vítimas dos incêndios.

Na sequência dos incêndios que deflagaram em todo o país, incluíndo no concelho de Braga, em meados de Outubro, os alunos da licenciatura de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, uniram forças e estão a promover uma iniciativa de apoio às vítimas dos incêndios.

Face à corrente onda de solidariedade que tem percorrido todo o país depois dos recentes trágicos acontecimentos de Junho e Outubro, e no sentido de promover uma iniciativa onde a solidariedade, a inter-ajuda e a generosidade assumam um papel central, os alunos de licenciatura de Psicologia meteram mãos à obra e dinamizam a campanha ‘Torna a Nossa Recolha Tua’, que começa hoje e se estende até ao dia 18 de Novembro.

A iniciativa, segundo a organização do evento, surgiu da vontade de prestar auxílio às vítimas dos incêndios e, neste sentido, a melhor forma que encontraram foi atender às principais necessidades dos mais afectados, através da angariação de bens essenciais.

Desta forma surgiu a ideia de organizarem uma campanha de recolha de bens alimentares, roupas de Inverno, produtos de higiene, calçado, roupas de cama, bens para cama, entre outros. Tendo em conta que os recursos não eram suficientes para actuar de forma directa e particular, foram estabelecidos contactos com algumas organizações de solidariedade no sentido de, não só prestar o melhor auxílio aos mais afectados pela tragédia de 15 de Outubro como também a outras famílias carenciadas do município.

Estabelecidos os contactos, os alunos conseguiram a colaboração do Banco Local de Voluntariado do Município de Braga que vai aceitar todos os bens angariados e fazer a distribuição pelas famílias mais afectadas.
Organizado o evento, e contactadas as instituições, os alunos apresentaram, na direcção da Universidade Católica Portuguesa, a iniciativa que de imediato aprovou e louvou a sensibilidade dos envolvidos, sugerindo que a campanha se integrasse no âmbito da celebração do ‘Dia Mundial do Pobre’ instituído pelo Papa Francisco no dia 19 de Novembro, e à sensibilidade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

A iniciativa, conduzida pela citação ‘Não amemos com palavras, mas com obras’ do Papa Francisco, tem como principal objectivo o apelo ao sentimento de amar o próximo.
Para além da recolha de bens essenciais poderão, também, ser feitas doações de dinheiro que será convertido em material de construção e entregue às famílias carenciadas e afectadas pelos incêndios.

A recolha dos bens tem início marcado para hoje, e estende-se até ao próximo sábado, e os pontos de recolha estão situados na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e no edifício Campus Camões. Nos dias úteis os bens poderão ser entregues das 9 às 18 horas e no sábado das 9 às 12 horas.

Os alunos e toda a comunidade educativa da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, agradecem a todos aqueles que, generosamente, possam contribuir.
Este foi o primeiro passo da organização Católica Solidária que tem como principal objectivo continuar a actuar e a expandir, promovendo outras acções de solidariedade direccionadas, também, a outras necessidades emergentes, sensibilizando, desta forma, os jovens para estas causas promovendo os mesmos exercícios de valor de serviço à humanidade.
Recorde-se que, nos incêndios que deflagraram na noite do dia 15 de Outubro, a área ardida atingiu o máximo histórico em 24 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.