Correio do Minho

Braga, terça-feira

Universidade Católica de Braga acolhe Congresso de Filosofia da Natureza
Novo ano traz música e instalações ao gnration

Universidade Católica de Braga acolhe Congresso de Filosofia da Natureza

Musealização das ruínas romanas das Carvalheiras cria parque urbano

Ensino

2018-09-05 às 09h10

Redacção

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP - Braga vai acolher o Congresso Internacional de Filosofia da Natureza, evento que se realiza pela primeira vez no nosso país.

O Congresso Internacional de Filosofia da Natureza vai realizar-se pela primeira vez em Portugal e vai acontecer, de 10 a 12 de Setembro, na Universidade Católica Portuguesa - Braga.
O Congresso é organizado e apresentado à comunidade académica pelo Grupo de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e terá como mote temático ‘As entranhas da natureza: Causalidades, Processos Causais e Concepções de Natureza’.
A dinâmica deste congresso propõe o lançamento de um debate que tem vindo a ser desenvolvido em vários meios internacionais, dando relevo especial às diversas imagens da Natureza como matéria fundamental para a construção de sociedades mais inclusivas e uma interacção mais sustentável com o nosso planeta.

“Trata-se de um dos temas que mais desafios tem colocado ao diálogo interdisciplinar entre cientistas, filósofos, teólogos, políticos e educadores da actualidade. A edição seguinte, realizada em moldes bianuais, terá lugar num dos países participantes”, refere a UCP em comunicado.
Várias linhas temáticas se cruzarão ao longo do programa, proporcionando um debate enciclopédico entre matérias tão diversas como História e Filosofia da Natureza; Natureza, Filosofia e Metafísica; Natureza e Ciência Contemporânea; Natureza, Emergência e Complexidade; Natureza e Concepções de Ética; Natureza, Ecologia e Pensamento Social Contemporâneo; Natureza e Concepções de Ser Humano; Natureza, Ciências Cognitivas, Psicologia e Neurociências; Natureza, Arte, Estética e Literatura; Natureza e Teologia; Natureza e Ciências da Linguagem e da Comunicação.

A iniciativa, inédita e inaugural no nosso país, envolve a presença de meia centena de conferencistas e académicos de prestígio internacional, das Universidades de Madrid, Sevilha, Córdoba, Navarra (Espanha), Roma (Itália), Sheffield, Glasgow (UK), Varsóvia, Cracóvia (Polónia), Bruxelas, Namur (Bélgica), S. Paulo, Pará, Santa Maria, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte (Brasil), Berkeley, Boston e New York (EUA), Osnabrück, Potsdam (Alemanha), Istambul (Turquia), S. Petersburgo (Rússia), Kogashi (Japão), Santiago (Chile), Pori (Finlândia), Braga, Porto, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, e Évora (Portugal).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.