Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
União Europeia tem Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025
Caminha Medieval celebra os 740 anos da outorga de foral à vila

União Europeia tem Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025

Mais de 1500 cravos vestem Vila Verde de Abril

União Europeia tem Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025

Nacional

2023-03-08 às 06h00

Redacção Redacção

Apesar dos progressos nas últimas décadas na UE, a violência e os estereótipos baseados no género continuam a existir. Para combater as desigualdades, a Comissão Europeia tem estratégia em curso.

Citação

Embora tenham sido realizados progressos nas últimas décadas na União Europeia, a violência e os estereótipos baseados no género continuam a existir. As mulheres continuam a ser vítimas de violência física e/ou sexual, a ganhar cerca de 16% menos que os homens e representam uma baixa percentagem (8%) dos cargos de presidente executivo de grandes empresas.

Neste contexto, a Comissão Europeia lançou a Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025, lembra o Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

A Estratégia preconiza “uma Europa em que mulheres e homens, raparigas e rapazes, em toda a sua diversidade, sejam iguais e livres de seguir o caminho de vida que escolheram, tenham as mesmas oportunidades de realizarem o seu potencial e possam participar na nossa sociedade europeia e dirigi-la, em igualdade de circunstâncias”.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de Março. O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia - 8 de Março -, mas só a 16 de Dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade.

Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a protecção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam actuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir - lê-se na contextualização desta efeméride efectuada pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

O tema deste ano é ‘DigitALL: Innovation and technology for gender equality’. Mostra as estatísticas que “actualmente 37% das mulheres não utilizam a Internet. 259 milhões de mulheres têm menos acesso à Internet do que os homens, apesar de representarem quase metade da população mundial”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho