Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
UMinho vence prémio internacional de inovação
Isabel Estrada Carvalhais relatora para dossier da pesca do atum

UMinho vence prémio internacional de inovação

Baldios do Barroso com gestão partilhada

UMinho vence prémio internacional de inovação

Ensino

2019-11-18 às 09h14

Redacção Redacção

Inês Rito Lima é a investigadora da Universidade do Minho que acaba de ser galardoada nos ‘Altice International Innovation Awards’ com Prémio Internacional de Inovação por trabalho que visa contribuir para a evolução da condução autónoma.

Inês Rito Lima, mestre em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho e investigadora na área de Software e Sistemas de Informação é uma das vencedoras da 3.ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia, com o projecto ‘Neural Motor Behaviour in Extreme Driving’.
A investigadora recebe um prémio de 25 mil euros pelo projecto seleccionado de uma lista de mais de 90 candidaturas com investigações.

O projecto desenvolvido por Inês Rito Lima no âmbito da dissertação de mestrado visa contribuir para a evolução da condução autónoma, explorando o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reações neurocognitivas e neuromotoras, com o objectivo de avaliar e prever o desempenho optimizado do ser humano em condições extremas de condução. Com recurso eletroencefalogramas, sistemas de monitorização do olhar e acelerómetros e giroscópios que acompanham movimentos dos membros, a investigadora minhota extraiu os dados da actividade cerebral e das reacções que um condutor assume durante a condução.
“Este trabalho envolve várias vertentes tecnológicas, aplicadas a veículos autónomos - um área onde se espera uma grande inovação e transformação”, disse.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.