Correio do Minho

Braga, terça-feira

UMinho recebeu Prémio de Universidade Mais Activa da Europa em 2017
INL posiciona Braga no mapa mundo da inovação e da ciência

UMinho recebeu Prémio de Universidade Mais Activa da Europa em 2017

Viana do Castelo lança projectos de promoção de alimentação saudável

Desporto

2018-04-16 às 21h40

Redacção

Distinção aconteceu na Gala Anual da EUSA - European University Sports Association, em Madrid. Universidade do Minho foi eleita a Mais Activa entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários, em 2017.

A Universidade do Minho UMinho - representada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) - recebeu o prémio de Universidade Mais Activa da Europa em 2017, numa distinção que aconteceu na Gala Anual da EUSA - European University Sports Association, que decorreu, em Madrid.
Em representação da academia minhota estiveram presentes Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, Nuno Reis, presidente da AAUM e Fernando Parente, director dos Serviços Desportivos dos SASUM.
O prémio de universidade mais activa/participativa em desporto universitário na Europa foi atribuído pela primeira vez na história da EUSA, revelando Nuno Reis que este prémio tem um significado importante naquela que é a missão da AAUM em garantir as condições para a competição desportiva para o maior número de estudante-atletas possível.

O investimento contínuo que a AAUM, os SASUM e a UMinho têm conseguido direcionar para o Desporto Universitário é, desta forma, reconhecido pela EUSA, acrescentou.
Eleita a Mais Activa entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários em 2017, a UMinho foi a que mais equipas e atletas conseguiu levar aos europeus, tendo participado com 119 elementos em 13 modalidades: andebol, basquetebol 3x3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez.
Aos atletas que se fizeram representar nas competições europeias, mas também a todos que representam as cores da Associação Académica e da Universidade do Minho, a palavra é de agradecimento e de entusiasmo para que as nossas equipas possam continuar a erguer bem alto o nome da academia e, acima de tudo, para que consigam ser atletas e estudantes de excelência, transmitiu o presidente da AAUM.

Realçando a importância do desporto universitário como um pilar para o desenvolvimento da sociedade, Nuno Reis afirma que esta aposta é, certamente, uma aposta ganha que deverá continuar para futuro, com a certeza de que o legado e o resultado do investimento, na qualidade de vida e no percurso académico dos nossos estudantes, é muito superior a todo o esforço e capital investidos.
Para Fernando Parente, o segredo para se atingir este patamar é bem claro: o desporto na UMinho é encarado como fazendo parte do seu projecto educativo, garantindo desde logo uma intencionalidade institucional na sua promoção e desenvolvimento. Por outro lado, a parceria entre os SASUM e Associação Académica, com mais de 20 anos, faz com que exista uma verdadeira cultura desportiva na Academia, o que facilita a concretização de alguns objectivos para o desporto, tal como atingir este patamar em termos internacionais.

Considerando que é sempre importante alcançar resultados de valor nacionais e internacionais, o direCtor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM garante que estas distinções funcionam como um marketing interno junto do nosso público, é importante para entusiasmar novos aderentes ao programa desportivo, que hoje tem uma oferta de mais de 70 modalidades e actividades diferentes.
Para além da UMinho/AAUM, também a Federação Académica do Desporto Universitário FADU foi distinguida como Federação Desportiva Universitária mais Activa da Europa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.