Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
UMinho plantou 450 árvores para mitigar pegada do Campeonato Europeu de Futsal
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

UMinho plantou 450 árvores para mitigar pegada do Campeonato Europeu de Futsal

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

UMinho plantou 450 árvores para mitigar pegada do Campeonato Europeu de Futsal

Ensino

2020-02-20 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Para compensar o planeta, pela pegada carbónica deixada pelo Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019, a UMinho promoveu ontem uma acção de plantação de 450 árvores na Encosta do Sol, em Gualtar.

Citação

Estudantes da Universidade do Minho (UMinho) arregaçaram ontem as mangas e pegaram na enxada para levar cabo a missão de plantar 450 árvores.

A acção promovida pelos Serviços de Acção Social da UMinho, em cooperação com a Associação Académica (AAUM) e o município de Braga, visa mitigar a pegada carbónica do Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019 que se realizou em Braga.

“É uma forma de retribuirmos ao planeta a pegada carbónica deixada pelos campeonatos, mostrando que estes eventos, apesar do consumo de grande impacto, podem ser sustentáveis e carbono zero”, afirmou Rui Oliveira, da Associação Académica da UMinho.

Ora, tendo como objectivo minimizar o impacto ambiental e a promoção da sustentabilidade do evento, o Comité Organizador delineou um plano de acção sob o lema ‘Jogando para o Planeta’ (Playing for the Planet), visando o uso eficiente de recursos e da economia circular, o combate às alterações climáticas e a promoção da responsabilidade social e do bem-estar de todos os atletas e equipas técnicas, eixos orientadores desta estratégia.

O presidente da Junta de Gualtar, João Vieira, sublinhou a importância desta acção ambiental que se insere num projecto mais abrangente. “Trata-se de um eco-circuito que foi premiado pela REN e está a ser implementado. É um corredor ecológico muito importante e vai ser um espaço de ponto de encontro numa extensão de 3 km, desviando as pessoas das caminhadas da variante do Fojo”.

Também o vereador do Ambiente, Altino Bessa, realçou as preocupações ambientais associadas aos eventos desportivos. “Foram cerca de 450 atletas que participaram no campeonato europeu de futsal e a ideia será o número de árvores equivalentes ao número de atletas, de modo a fazer essa compensação da pegada ecológica que teve o próprio evento do campeonato europeu”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho