Gui Gomes quarto em Arões após sofrer fractura no pé direito
2022-07-28 às 06h00
A Comissão Europeia atribuiu 14.4 milhões de euros à Aliança Europeia Arqus, que inclui a Universidade do Minho, para o seu plano de trabalho até 2026.
A Aliança Europeia Arqus, que inclui a Universidade do Minho, (UMinho) viu ontem aprovado pela Comissão Europeia o seu plano de trabalho para quatro anos, através da atribuição de 14.4 milhões de euros. Corresponde a um financiamento de 100%, assente no entendimento de que “os objectivos e as acções da Arqus são muito relevantes”, identificando bem “os principais problemas do ensino superior europeu e os desafios societais inerentes”.
A Aliança Arqus - que envolve ainda as universidades de Granada (Espanha), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon1 (França), Pádua (Itália), Vilnius (Letónia) e Wroc?aw (Polónia) - foi uma das 17 alianças seleccionadas no concurso de 2019, destinado à implementação do projecto das universidades euro- peias, lançado por Emmanuel Macron e que entrou numa nova fase este ano.
A Comissão Europeia decidiu, pois, continuar a apoiar a implementação estratégica da Arqus com o objectivo final de se constituir como uma universidade verdadeiramente europeia. Com a integração da UMinho na Aliança e no seguimento da publicitação sua renovada Declaração de Missão para os próximos 10 anos, a Arqus apresentou em Março passado uma proposta para financiamento no Programa Erasmus+ para o Plano de Trabalho 2022-2026. Ontem, a Comissão Europeia anunciou os resultados do concurso, bem- sucedidos para a Aliança Arqus.
O Plano de Trabalho proposto para 2022-2026 dá seguimento ao processo de desenvolvimento da Arqus European University Alliance, assente no propósito da construção, até 2032, de uma universidade europeia voltada para o futuro, aberta, integrada e orientada para a investigação.
Alguns dos focos principais do Plano de Trabalho são: a promoção da livre mobilidade de docentes, funcionários e estudantes entre todas as universidades da Aliança, a oferta conjunta de programas de educação e desenvolvimento de pessoal, o compartilhamento de recursos e o desenvolvimento de acções inovadoras para a sua implementação como uma universidade europeia de pleno direito.
Assim, nos próximos quatro anos, a Arqus aprofundará o seu foco na construção de comunidades inclusivas, promovendo o envolvimento de estudantes, docentes e funcionários por meio de três iniciativas distintas: o Arqus Living Lab (que trabalhará três prioridades temáticas para o século XXI: Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável; Inteligência Artificial & Transformação Digital; Identidade e Património Europeu); as Comunidades de Prática Arqus (que abordarão os desafios profissionais e académicos); e o Arqus Student Agora (plataforma dinâmica para iniciativas de co-criação lideradas por estudantes).
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário