Correio do Minho

Braga, sábado

- +
UMinho lança projeto Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto
Mercadona investe 5 ME por ano em máscaras para a sua equipa

UMinho lança projeto Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto

Viana do Castelo apoia criação de Centro de Interpretação de S. Bartolomeu dos Mártires

UMinho lança projeto Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto

Ensino

2021-04-17 às 19h11

Redacção Redacção

O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do “Vale do Côa International Research Awards”, pretende criar a primeira plataforma nacional para arte rupestre

O projeto Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto, coordenado por Natália Botica, da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, vai ser apresentado este domingo, às 15h00, via Zoom. A iniciativa insere-se no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do “Vale do Côa International Research Awards”, pretende criar a primeira plataforma nacional para arte rupestre, dando visibilidade aos dados, metadados, imagens e modelos 3D de arte rupestre, para que sejam disponibilizados em acesso aberto, fundamental para incentivar a sua reutilização em novos estudos, serviços turístico-culturais e oferecendo ainda a possibilidade de análise à luz de novas tecnologias.

Os benefícios da existência deste serviço nacional são grandes, pois vai permitir que dados digitais de arte rupestre sejam salvaguardados, acessíveis, reutilizáveis e conectados a repositórios internacionais. A primeira fase do projeto pretende aumentar o conhecimento sobre a arte rupestre da Idade do Ferro e as sociedades que a criaram no vale do Côa, bem como construir novas redes de melhores práticas para apoiar a preservação e disseminação aberta de dados arqueológicos e a criação de parcerias de pesquisa mais inclusivas. É intenção de ir alargando aos poucos este projeto de três anos a outras cronologias e geografias.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho