Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a Patrícia Jerónimo
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a Patrícia Jerónimo

Cónegos madrugadores levam a vitória

UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a Patrícia Jerónimo

Ensino

2020-02-18 às 16h16

Redacção Redacção

Investigadora é especialista em direitos humanos e migrações e dirige o JusGov - Centro de Investigação em Justiça e Governação

Citação

No âmbito das comemorações do seu 46.º aniversário, a Universidade do Minho entregou o Prémio de Mérito Científico 2020 a Patrícia Jerónimo, diretora do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov). Esta distinção é atribuída anualmente a um docente que se tenha destacado pela sua atividade de investigação.
 
“Naqueles momentos de alguma desmotivação, é muito bom saber que há quem esteja atento, por isso estou muito grata e empenhada em retribuir a confiança depositada em mim”, disse a investigadora laureada, para acrescentar: “No meu percurso tive muita sorte, na UMinho sempre me deram todas as condições para seguir a investigação de assuntos que me estimulam”.
 
Patrícia Jerónimo nasceu em Leiria há 47 anos e é investigadora e professora associada da Escola de Direito da UMinho (EDUM), onde leciona desde 1995, o mesmo ano em que se formou na Universidade de Coimbra. Fez o doutoramento no Instituto Universitário Europeu, em Florença (Itália), investigou na Universidade de Nova Iorque (EUA) e tem colaborado como docente em universidades de Timor-Leste, Angola e Moçambique. Além de migrações e cidadania, os seus principais interesses de investigação são os direitos humanos, o pluralismo jurídico e os direitos das minorias. Possui uma experiência vasta no Direito Comparado, com várias publicações envolvendo os sistemas jurídicos dos países de língua portuguesa.
 
Atualmente, dirige o mestrado em Direitos Humanos, o Departamento de Ciências Jurídicas Gerais da EDUM e o JusGov, onde também é investigadora principal no projeto “Igualdade e Diferença Cultural na prática judicial portuguesa” (InclusiveCourts), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É ainda especialista no Observatório GLOBALCIT do Instituto Universitário Europeu e coordenadora nacional, para Timor-Leste, do projeto “Variedades de Democracia”, liderado pela Universidade de Gotemburgo (Suécia).
 
Doze cientistas distinguidos
 
O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a 12 professores da UMinho. Foi lançado em 2009, tendo destacado desde então o trabalho de Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências) e Leandro Almeida (Instituto da Educação), além de Patrícia Jerónimo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho