Correio do Minho

Braga,

UMinho apresenta Manual sobre dinâmica do carro
Alunos da UMinho levam 11 filmes ao Fantasporto

UMinho apresenta Manual sobre dinâmica do carro

REN doa veículo à Engenho

Ensino

2018-02-06 às 20h44

Redacção

Os investigadores Paulo Flores e Filipe Marques, da Universidade do Minho (UMinho), lançam, amanhã, o livro Sobre a Dinâmica do Carro: Teoria e Aplicação, às 15.45 horas, no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães.

Trata-se da primeira obra em língua portuguesa com uma abordagem moderna sobre o tema e pretende ser uma referência para professores e estudantes do ensino superior, nomeadamente em projectos interdisciplinares e na participação activa dos alunos.
A apresentação da publicação cabe aos professores Jaime Ferreira da Silva e Filipe Samuel Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho.
Além de aspectos mais teóricos e fundamentais, esta edição da Publindústria contém um conjunto diversificado de actividades pedagógicas de cariz prático sobre o estudo dinâmico de um carro. Inércia, movimento, força, deformação e cálculos de aceleração máxima são alguns dos aspetos abordados, o que torna o livro também útil para os interessados nas temáticas ligadas à dinâmica de sistemas mecânicos.

A sessão de lançamento da obra vai ser precedida, às 14 horas, pela mesa-redonda O Ensino de Engenharia no Século XXI, com cinco professores universitários António Barbedo de Magalhães, Jaime Ferreira da Silva, Olga Carneiro, Patrícia Santos e Rui Lima.
A iniciativa insere-se nas actividades do grupo Engineering Design Advanced Manufacturing (EDAM-UMinho) do Programa MIT Portugal, tendo a coordenação de Paulo Flores e Alexandre Ferreira da Silva, do Centro de Investigação em Sistemas Microelectromecânicos (CMEMS).

Paulo Flores é professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho, onde fez a licenciatura, o doutoramento e a agregação em Engenharia Mecânica. Fez ainda pós-doutoramentos no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) e na Universidade do Arizona (EUA). Preside à Sociedade Portuguesa de Biomecânica e, na UMinho, coordena a área EDAM, o doutoramento em Líderes para as Indústrias Tecnológicas e o grupo Sistemas e Aplicações Biomédicas do CMEMS. É ainda editor-chefe da revista Mechanism and Machine Theory e autor de algumas centenas de publicações, já citadas mais de 3000 vezes.
O outro autor do livro, Filipe Marques, é mestre em Engenharia Mecânica e estudante de doutoramento em Líderes para as Indústrias Tecnológicas do Programa MIT Portugal na UMinho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.