Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Uma união ambiciosa e vencedora
Situação em Vizela “é bastante preocupante”

Uma união ambiciosa e vencedora

Há quase 500 casos activos de Covid no Alto Minho

Uma união ambiciosa e vencedora

Desporto

2020-09-23 às 06h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Ana Trabulo Pacheco, juntamente com o cavalo Havano, sagrou-se campeã regional de Dressage. Jovem atleta sonha agora chegar mais alto, passar pelas provas nacionais, internacionais e, quem sabe, chegar ao sonho dos Jogos Olímpicos.

Foi uma conquista que se esperava, face à qualidade que tem sido demonstrada nos últimos tempos, mas, principalmente, à evolução que a dupla tem apresentado nas provas que tem disputado. Ana Trabulo Pacheco, jovem cavaleira e atleta de Dressage [ver caixa] sagrou-se, com o cavalo Havano, Campeã Regional de Dressage, numa prova cuja final se disputou na EQUIVAU, em Barqueiros.

A jovem praticante de hipismo mostrou--se muito satisfeita, mas acima de tudo orgulhosa pelo seu feito, mais pelo facto de este representar, como a própria afirma, a “evolução que tenho conseguido, juntamente com o Havano, garantir com o nosso esforço, dedicação e determinação”. “Foi uma prova diferente do habitual, porque este ano os escalões etários foram todos unidos num só, ou seja, acabo por conseguir a vitória numa prova em que todos os cavaleiros se defrontaram entre si, sem diferenças de idade. Isto significa que estive frente-a-frente com cavaleiros que têm muito mais experiência que eu, o que é muito importante”, refere a jovem atleta.

Aos 17 anos, Ana vê este título como uma oportunidade que pode abrir as portas para muito mais: “esta vitória vai-me dar a oportunidade de disputar o campeonato nacional, o que vai ser muito bom para poder aprender com os melhores de Portugal. E o que eu quero mesmo neste momento é aprender, trabalhar, praticar e, um dia, quem sabe, chegar bem longe”.

Hino abriu as portas à competição e Havano permitiu a evolução

Nestes cerca de sete/oito anos de prática de hipismo e de competição, Ana Trabulo Pacheco já trabalhou com três montadas diferentes, a nível mais individual.
Depois de começar nos cavalos que eram propriedade da escola, surgiu a oportunidade de adquirir a sua primeira montada: uma égua de nome Akira. “Desde o primeiro momento em que tive contacto com a Akira, comecei a pensar na competição. No entanto, juntamente com o meu treinador, acabámos por nos aperceber de que com a Akira ía ser muito complicado entrar em competição, porque era uma égua difícil de trabalhar e eu também ainda não tinha muita experiência para entrar em competição”, revela Ana, para logo continuar a contar a sua evolução na prática desportiva: “depois de três anos com a Akira surgiu a oportunidade de comprar o Hino, cavalo com o qual comecei a entrar na competição. Depois de algum tempo em que trabalhei com o Hino, conheci o Havano, que tem sido o cavalo que me tem acompanhado nas últimas provas e com o qual conquistei agora este campeonato regional”.

Neste momento, Havano é o companheiro inseparável de Ana Trabulo Pacheco, tendo a dupla conseguido sagrar-se campeã regional e ambicionar, agora, a outros voos. Mas passar do Hino para o Havano não foi fácil, como conta a cavaleira: “O Havano é um cavalo alemão, um ‘warmblood’. É alemão cruzado com francês, tem bastante força, é mais temperamental e muito mais exigente. O lusitano ‘perdoava’ tudo, era mais fácil de montar. Este é mais complicado, a adaptação custou um bocado, mas os resultados também foram melhorando”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho